Toyota vai fechar fábrica de Indaiatuba
A Toyota anunciou na terça-feira (5) o investimento de R$ 11 bilhões para o Brasil até 2030. O plano prevê a ampliação e concentração da produção na fábrica de Sorocaba (SP) e o fechamento da unidade de Indaiatuba (SP).
A transferência das operações começa em 2025 e deve ser concluída em 2026. Os 1,5 mil funcionários de Indaiatuba terão a oportunidade de trabalhar em Sorocaba, segundo informações da montadora.
A unidade de Indaiatuba foi inaugurada em setembro de 1998 com um investimento de US$ 150 milhões. A fábrica começou a ser construída em agosto de 1996 para a produção anual inicial de cerca de 12 mil automóveis Corolla.
A fábrica ocupa uma área de 1,555 milhão de m2 e gerou inicialmente 350 empregos diretos e indiretos nos setores de montagem, estampa, solda e pintura.
A Toyota inaugurou no início de 2013 em Sorocaba, uma nova planta para produção anual inicial de 70 mil unidades do Etios, porém a capacidade anual da unidade fabril pode chegar a 400 mil veículos. O investimento inicial na fábrica foi de US$ 600 milhões com a geração de 1.500 empregos diretos.
Este ano a fábrica em Indaiatuba completará 26 anos de história com a produção de mais de 1 milhão e 400 mil modelos do sedã Corolla.
No ano de 2023, a Toyota produziu 155.411 unidades dos modelos Yaris, Etios e Corolla Cross na planta de Sorocaba e 56.974 unidades somente do sedã Corolla em Indaiatuba.
Em abril de 2022 a Toyota do Brasil anunciou investimento na fábrica de Indaiatuba de R$ 50 milhões destinado em grande parte à aquisição de novas tecnologias para a linha de montagem da unidade, visando à renovação do ciclo de vida da atual geração do modelo.
“Há mais de 20 anos, nossa planta em Indaiatuba demonstra sua capacidade para gerar negócios de forma bem-sucedida. Isso porque damos maior importância aos planos que ultrapassam o curto prazo e que se traduzem na confiança que nossos clientes e stakeholders depositam sobre a marca”, afirmou a época Rafael Chang, então presidente da Toyota do Brasil.
Em 2019 a montadora encerrou um ciclo de R$ 1 bilhão de investimento em Indaiatuba, que possibilitou a produção da 12ª geração do Corolla equipada com tecnologia híbrida flex, tornando-se a primeira fábrica na América Latina a produzir um veículo eletrificado.
O SUV médio Corolla Cross começou a ser fabricado em 2021 em Sorocaba e naquele momento colocava em xeque a continuidade da produção em Indaiatuba do Corolla sedã, com quem compartilha a mesma plataforma TNGA.
Foto: Divulgação