HAOC recebe projeto Leiturinhas no Hospital

Cidades

Nesta quinta-feira (26), uma unidade do projeto Leiturinhas no Hospital chega ao município de Indaiatuba com novo espaço lúdico de leitura que irá servir aos pacientes do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC). Formada por acervo de 850 novos livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infantojuvenis de grandes editoras brasileiras, e 60 jogos e brinquedos educativos, a nova biblioteca é uma realização da CEC Brasil com patrocínio da CPFL Energia, por meio do apoio Instituto CPFL, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

Desde que abriu suas portas há 90 anos, o HAOC atende pacientes de todas as idades, somando atualmente uma média mensal de 1500 adultos, 6000 crianças, 1700 internações e 200 partos. Em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, é a única instituição a dar atendimento a pacientes conveniados com o SUS, o que representa cerca de 80% de sua atividade.

“É com grande entusiasmo que recebemos o projeto Leiturinhas no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), uma vez que humaniza as relações e resgata as atividades lúdicas que os livros proporcionam. A leitura não apenas oferece entretenimento, mas também é terapêutica, contribuindo para reduzir o estresse, melhorar o bem-estar emocional e aumentar a resiliência. A ambientação do projeto é fundamental para tornar nossas instalações hospitalares mais acolhedoras e amigáveis para as crianças”, afirma Ronaldo José Garcia, diretor financeiro do Hospital Augusto de Oliveira Camargo.

Para Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil, “humanizar os hospitais públicos é uma proposta importante para melhoria da qualidade de pacientes de longa duração. No caso de crianças, a criação de estratégias como forma de atenuar o processo de hospitalização decorrente do estresse e ansiedade devido à doença, além do sofrimento físico, procedimentos médicos e rotina hospitalar desgastante, torna-se de fundamental relevância”.

Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Leiturinhas no Hospital conta com capacitações em formato online para funcionários do hospital e voluntários sobre a mediação de leituras em hospitais e utilização do espaço (3 horas), contação de histórias e alfabetização (30 horas).

“Por meio da nossa frente social CPFL nos Hospitais, vamos apoiar a instalação de um novo espaço de acolhimento para os pacientes atendidos no Hospital Augusto de Oliveira Camargo, em Indaiatuba. Contribuir com o bem-estar das pessoas de nossas comunidades, através de iniciativas que apoiam a humanização no ambiente hospitalar, é um valor que cultivamos e que nos enche de orgulho por colaborar com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas – ONU”, comenta a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

LEITURINHAS NO HOSPITAL – O projeto Leiturinhas no Hospital nasceu com a missão de humanizar as relações no ambiente hospitalar, promovendo a leitura e o bem-estar dos pacientes de hospitais públicos, por meio do acesso a um espaço de entretenimento, conhecimento e claro, diversão. O projeto pretende, por meio da ludicidade e dos livros, gerar conforto e segurança assistencial aos pacientes e seus acompanhantes, funcionando como espaço integrativo e saudável que estimula a criatividade e o conhecimento.

Sobre a CEC Brasil – A CEC Brasil é uma empresa que atua na área de produção cultural, visando o impacto social. Com pilares como educação, saúde e diversidade, a CEC Brasil tem como desafio construir projetos inovadores e desenvolver tecnologia capaz de transformar cenários de comunidades no Brasil e América do Sul. Sua atuação está concentrada em projetos de cultura e saúde, com a publicação de livros que valorizem profissionais da saúde, e criação de espaços e estruturas inovadoras com foco em leitura e formação de novos leitores no Brasil e América do Sul. Conheça mais: https://cecbrasil.com.br/.

Sobre o Instituto CPFL – O Instituto CPFL (ICPFL), que completa 20 anos em 2023, é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia. É responsável por coordenar as iniciativas de protagonismo social da companhia junto às comunidades onde as empresas do grupo atuam. Os investimentos realizados pelo Instituto CPFL em 2023 somam R$ 29,3 milhões e, nesta temporada, serão apoiados projetos de impacto social em cerca de 180 cidades de 7 estados brasileiros através das frentes CPFL nos Hospitais, CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, Café Filosófico CPFL. Saiba mais em: www.institutocpfl.org.br.

SERVIÇO:

LEITURINHAS NO HOSPITAL – Indaiatuba – SP

Onde: Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC)

Endereço: Av. Francisco de Paula Leite, 399 1 – Jardim Santa Cruz, Indaiatuba, SP – CEP: 13344-700

Quando: 26 de outubro (quinta-feira)

Horário: 10h

Foto: Divulgação

Deixe um comentário