Topázio Cinemas define Agenda Cult do mês de fevereiro

Cinema

A Agenda Cult de fevereiro está imperdível para quem curte os filmes alternativos do Topázio Cinemas: conta com cinco títulos premiados em sua grade de exibições.

O pontapé inicial acontece no dia 1º, com a Sessão Cult, que vai receber o longa-metragem Charuto de Mel, da diretora Kamir Aïnouz. O filme participou da abertura da Giornate degli Autori do Festival de Veneza e conta a história de Selma, uma jovem de 17 anos que vive com a família. Quando ela conhece e se apaixona por Julien, percebe pela primeira vez as pesadas regras de sua família patriarcal e como elas afetam sua intimidade. Enquanto o islamismo toma conta de seu país de origem e sua família se desintegra, Selma descobre o poder de seu próprio desejo.

No dia 8 de fevereiro é a vez do Cineclube Indaiatuba com exibição de Deserto Particular, produção selecionada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais para ser representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2022. Dirigido por Aly Muritiba, apresenta Daniel, um policial exemplar, mas que acaba cometendo um erro que coloca sua carreira em risco. Sem enxergar um horizonte, ele parte em uma jornada à procura de Sara, a mulher com quem ele se relaciona virtualmente e por quem está apaixonado. Este encontro o transformará inteiramente e mudará o seu próprio destino.

O projeto Assista Mulheres acontece no dia 15 com sessão do filme iraniano Yalda: Uma Noite de Perdão, que aborda a história Maryam, uma jovem de 22 anos que acidentalmente mata seu marido Nasser, de 65 anos, e acaba sentenciada à morte. A única pessoa que pode salvá-la é Mona, filha de Nasser. Tudo o que Mona precisa fazer é participar de um popular programa de TV ao vivo e perdoar Maryam. Porém, perdoar é difícil quando elas são forçadas a reviver o passado. O longa-metragem do diretor Massoud Bakhshi foi vencedor do grande prêmio do júri na Competição Mundial De Ficção do Festival Sundance em 2020.

A partir deste ano, a Sessão Lumière do Polo Shopping Indaiatuba será mensal e a primeira edição acontece no dia 17 de fevereiro com Benedetta, mais novo filme de Paul Verhoeven (de Instinto SelvagemElle e Showgirls). Ambientado no século XVII, o longa acompanha Benedetta Carlini, uma freira italiana que faz parte de um convento na Toscana desde sua infância. Perturbada por visões religiosas e eróticas, Benedetta é assistida por uma companheira de quarto. A relação entre as duas se transformará em um romance conturbado, ameaçando a permanência das irmãs no convento.

A agenda do mês encerra seus trabalhos no dia 22, com mais uma edição do Cineclube Indaiatuba, desta vez exibindo a produção japonesa Roda do Destino, do diretor Ryûsuke Hamaguchi. Vencedor do Silver Bear Grand Jury Prize do Festival de Berlim em 2021, o filme apresenta um inesperado triângulo amoroso, uma armadilha de sedução fracassada e um encontro que resulta de um mal-entendido, contados em três movimentos para retratar três personagens femininas e traçar as trajetórias entre suas escolhas e arrependimentos.

Deixe um comentário