Comemorações do aniversário de Indaiatuba

Cidades

A tradicional sessão solene, nesta quinta-feira (9) a partir das 8h abre as comemorações do aniversário de 191 anos de Indaiatuba. Este ano o evento será realizado no Centro de Convenções “Aydil Pinesi Bonachela”, com a entrega da Medalha João Tibiriçá Piratininga e o título de Funcionário Padrão da Prefeitura, autarquias e fundações. Os homenageados com a medalha serão o deputado Rogério Nogueira e o cônego Álvaro Augusto Ambiel. À noite, às 20h30, será inaugurado o novo Espaço Viber com a realização da Feira da Bondade, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Indaiatuba (Apae).

As comemorações continuarão durante a semana com a inauguração do Ponto de Informação Turística (PIT) e reabertura do Museu Ferroviário, inaugurações do Parque Pet, do Núcleo Musical Nabor Pires Camargo e da ampliação do Centro Cirúrgico do Hospital Dia “Dr. Renato Riggio Jr”.

Medalha

A medalha João Tibiriçá Piratininga é entregue pela Administração Municipal desde 1984, quando entrou em vigor a Lei nº 2.086. A maior comenda da municipalidade foi criada com o objetivo de homenagear cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao município de Indaiatuba. A indicação é feita pelo chefe do Executivo Municipal e passa pela aprovação do Conselho do Departamento de Preservação e Memória.

Um dos homenageados na data será o deputado Rogério Nogueira. Nascido em Indaiatuba, ele é um dos três filhos do casal Leonício Lopes Cruz e Enides Nogueira Lopes Cruz. Seu irmão, Reinaldo Nogueira, foi prefeito de Indaiatuba por quatro mandatos. Casado com Sabrina Souza Nogueira, ele é pai de três filhas – Larissa, Izabelle e a caçula Paola.

Antes de ingressar na política, Rogério traçou uma trajetória de sucesso no motocross. Com 14 anos descobriu a paixão pelo esporte e deste então passou a colecionar vitórias na modalidade, levando o nome de Indaiatuba com ele ao topo de pódios de importantes campeonatos, como o Brasileiro de Motocross e de Supercross, Paulista, Sul-americano, Latino-americano e por duas vezes foi campão da Copa das Federações.

Com todo o seu prestígio de esportista vitorioso, conquistou para Indaiatuba o Ceth (Centro Educacional de Trânsito Honda), que oferece aulas teóricas e práticas de pilotagem para todo o país.

Em 2002 foi eleito deputado estadual pela primeira vez, reelegendo-se em 2006, 2010, 2014 e 2018, cumprindo atualmente seu quinto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Em seu currículo acumula experiências importantes que, cada vez mais, o credenciam para o relacionamento com o Governo do Estado. Já presidiu a comissão de esporte e turismo e foi vice-presidente da Comissão de Transportes e Comunicações. Foi membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais; da Comissão de Fiscalização e Controle; da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários; da Comissão de Saúde; e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais. Foi líder do democratas em 2017 e 2021, e em março de 2021 foi eleito segundo secretário da Alesp, um dos cargos da Mesa Diretora, para o período de 2021-2023.

O segundo homenageado deste ano com a Medalha João Tibiriçá Piratininga será o cônego Álvaro Augusto Ambiel, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Helvetia, bairro onde nasceu em 04 de dezembro de 1936. Filho de Constantino Ambiel e Cândida Von Zuben, iniciou os estudos na Escola São Nicolau de Flüe e no ginásio foi para o Seminário Menor de Campinas. Estudou Filosofia e Teologia e fez complementação do curso na Puc-Campinas, em 1973. Cursou, ainda, Teologia Pastoral na Faculdade Santo Anselmo, em Roma.

Foi ordenado no dia 08 de julho de 1962, na Catedral de Campinas. Sua primeira nomeação foi como vigário substituto da Paróquia Santo Antônio, de Itapira em 1963, depois passou pela Paróquia Santo Cura D’Ars, em Campinas, e pela Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba.

Foi, também, professor de Antropologia Teológica nas faculdades de Filosofia e Educação da Puc-Campinas e em 1981 foi nomeado reitor do Seminário da Imaculada de Filosofia e nomeado vigário cooperador da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Campinas.

Antes de voltar para Indaiatuba, em 2015, quando foi nomeado pelo arcebispo metropolitano Dom Airton José dos Santos para o ofício de administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lurdes, em Helvetia, cônego Álvaro ainda foi vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, vigário episcopal da Região Centro, vigário episcopal da Região Episcopal Campinas e cônego do Colendo Cabido Metropolitano de Campinas. Foi pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição, a Catedral Metropolitana de Campinas, tento assumido, também, a direção do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra; foi vigário geral da Arquidiocese de Campinas e nomeado por Dom Bruno Gamberini como membro do Colégio dos Consultores.

Recebeu, em 2003, o título de Cidadão Campineiro, em sessão solene da Câmara Municipal de Campinas.

Funcionário Padrão

O título de Funcionário Padrão de 2021 da Prefeitura é a monitora Fátima Maria da Silva, 53, que trabalha na Emeb/Creche “Dona Rosinha Candello”, da Secretaria Municipal da Educação. Casada e mãe de três filhos, Fátima tem 31 anos de carreira, tendo ingressado no serviço público em 1990, como servente. Três anos depois, passou a exercer atividade de pajem e desde 1998 trabalha como monitora. Seus superiores a definem como uma funcionária proativa, que desempenha suas funções de forma exemplar e que sempre está disposta a colaborar com a equipe.

O motorista Eudes Barros Silva, 56, foi o eleito da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) para receber o título de Funcionário Padrão este ano. Ele ingressou na Fiec em 2014, após aprovação em concurso público. Casado e pai de três filhos, Silva é considerado um servidor muito dedicado e que tem um excelente relacionamento com os colegas de trabalho, tendo criado um ambiente de amizade e respeito com todos.

A Funcionária Padrão 2021 do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) é a auxiliar de serviços gerais Regina Aparecida Diniz Martins, 50. Há 27 anos residindo em Indaiatuba, prestou concurso público na Prefeitura e no Saae e passou nos dois. Em 2014 entrou na Prefeitura, onde trabalhou por um ano até ser chamada pela autarquia, que era a sua meta. Há sete anos ela trabalha na cozinha do Saae e tem um ótimo relacionamento com todos. Concorreu ao título com outros cinco servidores e recebeu 140 votos dos 261 votos válidos.

O Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Indaiatuba (Seprev) elegeu a técnica de serviços administrativos Camila Moraes de Almeida, 35, como Funcionária Padrão 2021. Graduada em Enfermagem, antes de ingressar na autarquia, Camila trabalhou na Prefeitura de Indaiatuba de 2013 a 2018 como auxiliar de Serviços de Saúde na Farmácia de Alto Custo. No Seprev desde 2018, ela trabalha no departamento de Assistência à Saúde, exercendo suas funções em diversos setores, como atendimento, auditoria médica, cadastro e contas médicas.

Para concorrer ao título de Funcionário Padrão é necessário ser funcionário efetivo com pelo menos três anos de exercício. Na Prefeitura Municipal o número de candidatos ao título em cada secretaria é proporcional ao número de funcionários lotados. Após uma eleição prévia por meio de votação dos funcionários de cada secretaria, os currículos dos selecionados são analisados por uma comissão julgadora, que define o vencedor. As autarquias e fundações realizam seu próprio processo interno de eleição e seleção do vencedor.

Missa

Ainda no dia 9, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária realizará a missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade e pelos 191 anos de criação da Paróquia. A celebração na Matriz terá início às 19h30, presidida pelo arcebispo Dom João Inácio Müller.

Inaugurações

Espaço Viber

Para completar as comemorações do aniversário da cidade, a Administração Municipal preparou um série de inaugurações entre os dias 9 e 17 de dezembro. A primeira delas será a do Espaço Viber, que foi todo revitalizado para receber eventos e será oficialmente entregue no dia 09 de dezembro, às 20h30. A Feira da Bondade, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Indaiatuba (Apae), será o primeiro evento a reabrir o espaço.

O projeto de revitalização do antigo espaço de exposições e eventos localizado na rua Goiás, bairro Cidade Nova, incluiu nova fachada, iluminação, revestimentos, pisos e pintura. O prédio também ganhou bancadas para que os expositores possam preparar alimentos e os visitantes terão novos sanitários. A parte ampliada abrigará a bilheteria, as dependências administrativas e área de apoio para os funcionários. A obra recebeu investimentos da Administração Municipal no valor aproximado de R$ 3,8 milhões.

Ponto de Informação Turística (PIT)

No dia 10, às 19h, a Prefeitura inaugura o Ponto de Informação Turística (PIT) que funcionará no Espaço Cultural Estação Indaiatuba Museu Ferroviário. A cerimônia também marcará a reabertura do Museu Ferroviário que abriga a locomotiva a vapor n° 10, fabricada em 1874 e que pertenceu a D. Pedro II.

A locomotiva passou por uma restauração acompanhada pelos técnicos e mecânicos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que cedeu a peça a Indaiatuba para fins turísticos e culturais. Ela foi a primeira peça a fazer parte do acervo do Museu Ferroviário, que hoje tem mais de 500 objetos, itens importantes para a preservação da história da nossa ferrovia.

Para abrigar o Ponto de Informação Turística o prédio da antiga estação também recebeu um telhado novo e outras manutenções e melhorias.

O Museu fica localizado na Praça Newton Prado, no Centro, e estava com as visitações suspensas devido à pandemia de Covid-19. A partir do dia 10, o espaço volta a abrir de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 17, e aos sábados e domingos das 9h às 12h30.

Parque PET

O Parque Pet, o mais completo espaço pet construído pela Prefeitura de Indaiatuba, será inaugurado no dia 12 de dezembro, a partir das 9h. O espaço mudou a paisagem do início do segundo trecho do Parque Ecológico, na altura do Jardim Esplanada I, com três áreas de passeio para cães de pequeno, médio e grande porte, equipamentos de “agility” usados para diversão e adestramento, e um paisagismo diferenciado. São mais de 20 mil metros quadrados de diversão para toda a família.

A Secretaria de Serviços Urbano e Meio Ambiente está preparando um cantinho especialmente reservado para as fotos das famílias com seus animais de estimação e logo na entrada será instalada uma escultura de cão feita em inox, o Batuque, que foi doado ao município pelo artista plástico Gelson Nenê.

Para o público serão disponibilizados banheiros, espaço com mesas e bancos, bebedouros e até um playground infantil com brinquedos variados.

O paisagismo contará com palmeiras imperiais, palmeiras azuis e o colorido dos zerumbetes, formios, clusias, agapantos, buchinhos, trapoerabas, barba de serpente e ixoras, além do gramado e muitas pedras.

Núcleo Nabor

O Núcleo Musical Nabor Pires Camargo será inaugurado no dia 15, às 19h30. O Núcleo que funcionará no espaço do Casarão Pau Preto será gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura para a educação musical. Com a novidade, a Cultura que já desenvolve um extenso trabalho voltado à música erudita, estenderá as vivências musicais também para o choro, jazz, samba e MPB (Música Popular Brasileira).

A proposta é estabelecer um grande ponto de cultura na cidade, com a criação de um espaço de aprendizado para a realização de aulas de instrumentos e rodas musicais com o objetivo de manter viva a história musical de Indaiatuba e promover a difusão da obra de um compositor tão importante para o cenário nacional.

Além de promover oficinas permanentes, o Núcleo irá organizar e realizar a semana Nabor Pires Camargo (Lei 4.082 de 5 de Novembro de 2001) convidando artistas de relevância nacional dentro do âmbito do choro para realizarem cursos e se apresentarem à população indaiatubana.

Centro Cirúrgico do HD

A inauguração do novo Centro Cirúrgico do Hospital Dia “Dr. Renato Riggio Jr” será no dia 17, às 15h. O Hospital Dia ganhou mais uma sala cirúrgica, totalizando três salas e ampliou a capacidade de atendimento de 300 para 450 cirurgias mensais.

Com a ampliação, que foi realizada em parceria com a Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba (Aesci), o HD passou a contar com um centro cirúrgico moderno, preparado com 12 leitos de observação.

A proposta é direcionar para o local todas as pequenas cirurgias que são feitas no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), liberando o Hospital para as cirurgias de média e alta complexidade.

Conforme projeto da Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, toda a área do Centro Cirúrgico foi reformulada para acrescentar a nova sala de cirurgia. A ala agora conta com nova área de espera pré-operatório separado por sexo e com sanitários masculino e feminino para dar mais privacidade e conforto aos pacientes. O mesmo foi feito com pós-operatório, que também foi separado por sexo, com sanitários, inclusive para pessoas com deficiência.

Foto: Divulgação/Arquivo-Eliandro Figueira-PMI

Deixe um comentário