Números da pandemia em Indaiatuba caem e Secretaria de Saúde encerra Teleatendimento aos domingos

Cidades

Na quinta-feira (2) havia 30 pessoas internadas, das quais 15 possuíam confirmação para Covid-19

Com a baixa procura da população pelo serviço de Teleatendimento Covid-19 aos domingos, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu encerrar o serviço nestes dias, mantendo somente o atendimento on-line das 7h30 às 22h de segunda à sábado.

Desde a implementação no município, em 18 de junho de 2020, a equipe médica do Teleatendimento Covid-19 realizou 64.562 atendimentos de forma virtual. Em junho de 2021, a média era de 300 pessoas atendidas por dia, e aos domingos por volta de 200. Com a baixa incidência de novos casos confirmados da doença, hoje a média é menos de 150 em dias da semana, sendo que a procura por esse serviço aos domingos é menor que 50%, por volta de 70 consultas virtuais.

O Teleatendimento Covid-19 está inserido na plataforma Minha Saúde, no site da Prefeitura de Indaiatuba e trata pacientes com sintomas gripais de forma virtual, evitando o deslocamento até uma unidade de saúde. Para receber o teleatendimento, o morador de Indaiatuba que apresentar qualquer sintoma de gripe deve acessar o “Minha Saúde” – Teleatentimento Covid-19 através do site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba. Assim que acessa, o paciente passa por uma triagem, respondendo a um questionário do sistema, que avaliará automaticamente o quadro clínico. Caso sejam sintomas leves o paciente receberá as devidas orientações para se cuidar e recuperar em casa. Se a plataforma identificar sintomas de maior gravidade o paciente passará para o atendimento médico on-line (para isso, se necessário, o paciente deverá ativar a câmera e o microfone do dispositivo celular ou computador), e se for apontado a necessidade pelo médico, o paciente poderá ser encaminhado ao serviço de referência para atendimento presencial.

A Secretaria de Saúde vem disponibilizando médicos que ficam disponíveis para as consultas on-line diariamente, das 7h30 às 22h, agora de segunda à sábado. O médico oferece todas as orientações necessárias, sendo os exames diagnósticos, receitas médicas, resultados de exames, entre outros.

O Teleatendimento Covid-19 foi criado em conjunto pela empresa Tivit e pelo Departamento de Informática da Prefeitura sob supervisão de uma equipe de médicos da Secretaria de Saúde. A plataforma foi idealizada e implementada em aproximadamente dois meses. Além do Teleatendimento Covid-19 é possível acessar o Teleconsulta Especialista, uma opção para os pacientes que já tem um encaminhamento médico e precisam dar sequência no tratamento. Os dois serviços foram lançados em 18 de junho de 2020.

NÚMEROS DA COVID-19

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informou na quinta-feira (2) o registro de duas mortes com diagnóstico positivo para COVID-19 e confirma 62 novos casos da doença. Foram contabilizados 355 exames negativos e 417 notificações suspeitas (hospitais, unidades de saúde e laboratórios particulares).

Desde o início da pandemia, 30.989 pessoas contraíram o novo Coronavírus. Dessas, 30.201 são consideradas curadas ou estão em recuperação domiciliar; 773 evoluíram a óbito e 7 casos suspeitos aguardam resultados.

Na quinta-feira (2) havia 30 pessoas internadas, das quais 15 possuíam confirmação para Covid-19. Do total de internados, 11 estão em leitos clínicos e 19 em UTI. A taxa de ocupação dos Leitos Clínicos Haoc é de 13% e Hospital Santa Ignês 38%, Leitos UTI Haoc: 58% e Santa Ignês: 36%.

VACINADOS CONTRA A COVID-19

1ª DOSE: 192.340

2ª DOSE: 102.892

DOSE ÚNICA: 6.860

TOTAL IMUNIZADOS: 109.752

Deixe um comentário