Viracopos registra novo crescimento de passageiros e tem alta de 30,5% no acumulado do ano

Cidades

Mês de maio foi o segundo melhor de 2021 com 745,7 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal

O Aeroporto Internacional de Viracopos registrou no mês de maio mais um indicativo de retomada gradual de movimentação de passageiros por parte das companhias aéreas. O terminal teve o segundo maior movimento do ano com 745.758 pessoas embarcando ou desembarcando pelo aeroporto.  

No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, o crescimento chegou a 30,5% em relação ao total do mesmo período do ano passado (ano em que começou a pandemia), com 3.598.802 de passageiros embarcando ou desembarcando ante 2.756.10 registrados entre janeiro e maio de 2020.       

Na comparação entre maio de 2021 e maio de 2020, a alta chegou a 229,1%, já que o mês de maio de 2020 estava sobre o forte impacto inicial da pandemia da COVID-19. Enquanto maio de 2021 teve 745.758 passageiros, o mesmo mês do ano passado registrou apenas 226.570 pessoas no terminal.    

O mês de maio deste ano só ficou abaixo, em 2021, do mês de janeiro, que teve 822.782 passageiros, sendo que os meses de dezembro, janeiro e julho geralmente são os que apresentam os maiores números de movimentação por serem períodos considerados férias escolares.  

As movimentações por mês neste ano foram: 822.782 pessoas (janeiro); 697.582 (fevereiro); 684.436 (março); 648.244 (abril) e 745.758 (maio).  

“A perspectiva é pela continuidade gradual de recuperação de movimento em 2021 já que temos uma alta de 30,5% no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano. Com o avanço da vacinação contra a COVID-19 – que conta com a infraestrutura de Viracopos para a importação e distribuição das doses –, o aeroporto está se preparando para a retomada dos movimentos aos patamares considerados normais nos próximos meses”, disse o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.  

Até o mês de fevereiro de 2020, Viracopos vinha apresentando altas seguidas de passageiros, chegando a obter série histórica de 18 altas mensais seguidas. Em janeiro de 2020, por exemplo, o aeroporto chegou a embarcar e desembarcar 964.792 passageiros.      

Em 2019, Viracopos registrou recorde histórico de movimentação de passageiros para um ano com 10,5 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.  A queda brusca de movimento ocorreu principalmente nos meses de março e abril de 2020 por conta da pandemia.   

Ações contra o contágio   

Na semana passada, pelo menos 6,8 trabalhadores do aeroporto receberam a primeira dose contra COVID-19. No final de 2020, Viracopos recebeu o certificado internacional de segurança em saúde pelo Airport Health Accreditation (Programa de Acreditação de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI).  Este programa foi elaborado para ajudar a garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas todas as medidas de proteção sanitária contra a Covid-19 para reduzir qualquer risco à sua saúde.   

Desde março de 2020, com o início da pandemia, Viracopos adotou rapidamente uma série de 40 medidas contra o contágio da COVID-19, que foram fundamentais para a conquista do certificado internacional de sáude.   

Viracopos ampliou no ano passado o processo de desinfecção especial de todo o terminal de passageiros. A iniciativa visou minimizar a propagação da doença diante do cenário da retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas. Também foi instalada uma câmera térmica de medição de temperatura no momento em que os passageiros apresentam o bilhete de embarque.   

Já a desinfecção especial de áreas do terminal ocorre sempre antes dos horários de pico operacional. Também são desinfetados os carrinhos de bagagem, escadas, elevadores, cadeiras, balcões, corrimãos, entre outros. 

Nos meses de fevereiro e março de 2020, Viracopos já havia anunciado a ampliação e atualização de uma série de medidas de segurança no terminal de passageiros para reforçar o combate ao contágio pela COVID-19. Ações como ampla higienização, novos avisos sonoros, comunicação ativa, sinalização de distanciamento e desinfecções constantes, já adotadas desde o ano passado, se somam a uma série de outras ações para o enfrentamento da crise global.   

O protocolo rígido estabelecido no aeroporto contempla pelo menos 40 medidas que elevaram o grau de segurança do aeroporto no sentido de promover um ambiente mais limpo e saudável a todos os clientes e colaboradores, além de ampliar as orientações e informações para toda comunidade aeroportuária.   

Foram instalados, por exemplo, pelo menos 130 suportes de álcool em gel nos terminais de passageiros e de cargas, estacionamentos e áreas administrativas e as sinalizações nos saguões e na praça de alimentação foram totalmente remodeladas, visando elevar o nível de orientação e conscientização. Além disso, desde o início de março, o aeroporto instituiu um Comitê de Gestão especialmente para gerenciar as questões relacionadas à COVID-19.   

Desde março de 2020, os assentos possuem espaçamento para proporcionar maior distanciamento entre os passageiros. O aeroporto também realizou uma série de ações no combate à COVID-19 no Terminal de Carga, que está entre os maiores e mais movimentado da América do Sul.  

Sempre seguindo as normas técnicas e orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o aeroporto adotou ações e soluções em diversas frentes de atuação que compreendem as gestões de recursos humanos, comunicação, mídia aeroportuária, marketing, financeiro e administrativo, operacional, engenharia e meio ambiente, segurança, tecnologia da Informação, entre outros setores, envolvendo todas as áreas do complexo aeroportuário.  

Deixe um comentário