Governo de SP fecha comércio e restaurantes a partir de sábado; escolas continuam abertas

Cidades

O governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (3) a regressão de todo o estado à fase vermelha, a mais restritiva da quarentena. A medida entra em vigor a partir da 0h deste sábado (6) e deve permanecer até o dia 19 de março.

A fase vermelha autoriza apenas o funcionamento de setores da saúde, transporte, padarias, mercados e farmácias, além de escolas e atividades religiosas, que foram incluídas na lista de serviços essenciais. Shoppings, concessionárias, academias, salões de beleza, cinemas, teatros e outros estabelecimentos culturais, restaurantes, bares e lanchonetes (exceto para delivery e drive thru), escritórios e comércios não podem funcionar.

A mudança ocorre para tentar conter o avanço da pandemia, após São Paulo bater recorde com 468 óbitos por Covid-19 em 24h. Com os novos registros, o estado chegou a 60.014 mortes provocadas pela doença.

O governo estadual também antecipou para as 20h o início do chamado “toque de restrição“, uma medida complementar que quem não precisa circular, precisa ficar em casa agora das 20h às 5h.

Na atual configuração da fase vermelha, as escolas podem continuar recebendo alunos com o limite máximo de 35% da capacidade. Segundo o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, as escolas ficarão abertas para atender às famílias que precisarem e quiserem que os filhos frequentem as unidades.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário