Dois novos semáforos serão monitorados por radar em Indaiatuba

Cidades

A partir de segunda-feira, 14, dois pontos de semáforo passam a ser monitorados por radar em Indaiatuba. O primeiro é o cruzamento da avenida Presidente Kennedy com a rua Treze de Maio, localizado no bairro Cidade Nova, enquanto o segundo é a confluência da avenida Fábio Roberto Barnabé – Marginal Esquerda – com a rua João da Fonseca Bicudo, que fica no Jardim Pau Preto.

Nas duas avenidas, o equipamento será instalado no sentido do Parque Ecológico. De acordo com a Secretaria de Obras e Vias Públicas, o objetivo da implantação é inibir o avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.

Segundo o Departamento Municipal de Trânsito, nos dois pontos ocorrem flagrantes constantes desse tipo de infração, o que motivou a intensificar o monitoramento nos locais. Em 2018, foi instalado um repetidor de semáforo para permitir o acesso seguro de condutores de veículos que estão no Jardim Pau Preto e precisam acessar a Marginal, porém muitos motoristas ignoram o primeiro equipamento, o que aumenta o risco de acidentes.

Já existe um estudo para a instalação de radar também no cruzamento da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Direita – com a avenida Fábio Ferraz Bicudo, mas ainda não há data definida.

No início deste ano, um radar fixo foi instalado no semáforo de pedestres localizado na avenida Francisco de Paula Leite, na altura do Sesi, que também faz o monitoramento do avanço de sinal vermelho e de parada sobre a faixa de pedestres, nos dois sentidos da avenida. O trecho é utilizado principalmente por estudantes.

Outros semáforos do município que também são monitorados por radar:

  • Avenida Ário Barnabé, no cruzamento com a Marginal Esquerda do Parque, no sentido Cristo;
  • Cruzamento da Rua 15 de Novembro com a Alberto Santos Dumont;
  • Avenida Francisco de Paula Leite na altura da Praça do Cato;
  • Dois radares nos semáforos do cruzamento da Marginal Direita com a avenida Ário Barnabé, sendo que a fiscalização eletrônica no trecho da Marginal também registra excessos de velocidade; e na Marginal Esquerda, esquina com a avenida Ário.

Foto: Divulgação/Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

Deixe um comentário