Programa Poupatempo completa 23 anos de prestação de serviços

Cidades

O programa Poupatempo completou 23 anos de atendimento à população nesta semana. Inaugurado em 1997, 605 milhões de serviços públicos foram prestados, sendo 7,3 milhões apenas em 2020.  

Atualmente, o Poupatempo conta com 75 unidades físicas e a previsão é de 340 postos até 2022. “Com o plano de expansão do programa, o Poupatempo mantém o processo de digitalização, atendendo aos anseios de uma sociedade que cada vez mais busca pelas facilidades do digital”, explica André Arruda, presidente da Prodesp, empresa de tecnologia que gerencia o serviço.

O Poupatempo incorporou todos os serviços do Detran-SP e, nos próximos dois anos, as unidades de atendimento do órgão estadual de trânsito serão transformadas em postos Poupatempo. A medida resultará em atendimento público de forma presencial e remota, pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo de celular Poupatempo Digital, com mais de 240 opções de serviços para todos os municípios paulistas. Os novos postos serão mais modernos, enxutos e com atendentes realizando diversos tipos de serviços.

Retomada dos atendimentos presenciais  

Devido à pandemia de coronavírus, todas as unidades tiveram que ser fechadas temporariamente. As atividades foram retomadas de forma gradual, seguindo as diretrizes do Plano São Paulo, a partir de 19 de agosto. Desde a reabertura, já foram 765 mil atendimentos presenciais prestados em todos os postos do Estado.  

De acordo com o diretor do Poupatempo, Murilo Macedo, as plataformas foram fundamentais para manter o atendimento público à população durante a pandemia. “A Prodesp ampliou os esforços na digitalização de serviços para que os cidadãos pudessem acessar o Poupatempo de maneira virtual. Com isso, mais de 2,4 milhões de serviços já foram concluídos de forma online”, afirma. 

Para minimizar os riscos de transmissão e garantir a segurança da população e dos colaboradores, o acesso aos postos é controlado e o atendimento realizado apenas mediante agendamento de data e hora, por meio portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.  

O uso de máscaras de proteção é obrigatório, assim como a medição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel na entrada das unidades. A manutenção do distanciamento entre as pessoas foi reforçada com sinalização nos bancos de espera, marcações no chão e orientação. A presença de acompanhantes permitida somente em casos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. 

Outras informações

A primeira unidade do Poupatempo aberta para o atendimento ao público foi a da , localizada no centro da cidade de São Paulo, na Praça do Carmo. Desde a inauguração, em 1997, já foram mais de 60 milhões de atendimentos prestados, sendo mais de 315 mil só neste ano. 

Foto: Reprodução/Facebook

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