Grupo Rosa e Amor prepara programação especial de Outubro Rosa

Cidades

A programação do “Grupo Rosa e Amor” dedicada ao Outubro Rosa, neste ano on-line em função da pandemia, vai desenvolver diversas atividades e destacar a importância da efetivação da Lei nº 13.896/2019, a chamada Lei dos 30 Dias. Entre a consulta e o diagnóstico de câncer, esta legislação prevê que o paciente não espere mais que um mês para ter a confirmação do diagnóstico, o que aumenta a chance de cura.

Neste mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer em mulheres, o grupo se alinha à campanha “3 Perguntas que Salvam #perguntapraela”, desenvolvida pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

“Na história do Rosa e Amor, a pandemia, sem dúvida, merece um capítulo importante de como a associação se adaptou para realizar os atendimentos a distância até poder retomá-los aos poucos, de forma presencial”, afirma Márcia Camargo, presidente do grupo.

O evento, chamado “2º Fórum Juntos pela Efetivação dos Direitos do Paciente com Câncer”, a ser realizado em versão digital no dia 20 de outubro, a partir 17h, será composto por palestras e debates envolvendo especialistas da área médica oncológica, depoimentos de pacientes, artistas, formadores de opinião. O fórum vai destacar o tema da campanha “3 Perguntas que Salvam #perguntapraela”, com participação da mastologista Maira Caleffi, presidente da Femama.

Também no fórum, as diferenças de acesso ao tratamento do câncer entre SUS e rede suplementar serão abordadas pelos profissionais do Grupo SOnHe. Implantação de teste genético para o SUS, inserção do paciente com câncer no mercado de trabalho, além de um módulo para respostas de dúvidas enviadas por pacientes, estão entre os conteúdos do fórum.

Como palestrante no evento digital, a médica Márcia Camargo vai apresentar o projeto Salvando Vidas. Elaborado pelo Grupo Rosa e Amor, a proposta visa identificar dificuldades e propor soluções para a plena efetivação da Lei dos 30 Dias na região. A legislação é um benefício a todos os pacientes com câncer e vem para complementar a Lei dos 60 Dias (Lei nº 12.732/2012), em vigor em todo o território nacional, que preconiza o período máximo de 60 dias para o início do tratamento após a confirmação do diagnóstico.

A participação no fórum, que será transmitido pelas redes sociais do Grupo Rosa e Amor, é gratuita ao público. Para mais informações, basta acessar o site www.gruporosaeamor.org.br, ou ligar no telefone (19) 3869-7899.

Sobre o Grupo Rosa e Amor

O “Grupo Rosa e Amor” atende atualmente cerca de 450 mulheres com câncer e seus familiares. Sediado em Valinhos, é referência há 20 anos na região de Campinas pelo acolhimento e o trabalho multidisciplinar oferecido a mulheres com câncer e seus familiares.

Em sua atuação, a associação conta com profissionais e voluntários capacitados para oferecer assistência nas áreas de serviço social, enfermagem, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, nutrição, terapias integrativas e apoio jurídico.

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA

3/10 – Ação Hambúrguer do Rosa

17/10 e 24/10, das 9h às 13h – Bazar do Bem (artesanato das voluntárias e doações da comunidade)

20/10 – Fórum Juntos pela Efetivação dos Direitos do Paciente com Câncer

31/10 – Encerramento do Outubro Rosa Celebrando a Vida, com participação da comunidade no plantio de 40 mudas de ipê-rosa no Jardim do Amor e da Gratidão (no canteiro central em frente ao Rosa e Amor)

Foto: Divulgação

Deixe um comentário