Tarifa para abertura de novas empresas é suspensa por 60 dias
Por meio da Junta Comercial, o Governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou a suspensão da cobrança de tarifa para abertura de novas empresas por 60 dias. O objetivo é estimular o empreendedorismo e a economia, a fim de diminuir os impactos econômicos causados pela pandemia. A medida passa a valer a partir desta terça-feira (25).
“Essa é mais uma ação do Governo de São Paulo de estímulo à atividade econômica, sobretudo para micro e pequenos empreendedores”, disse Dória em coletiva. “São Paulo representa 36% da economia brasileira. Se recuperarmos a economia de São Paulo, estaremos ajudando a recuperar a economia do Brasil”, completou.
A suspensão da cobrança, válida após a publicação no Diário Oficial do Estado, é para os seguintes tipos de empresas: Limitada (LTDA), Empresário Individual por Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Anônima (S/A), Empresa pública, Empresário Individual (EI) e Sociedade Cooperativa.
De acordo com a Junta Comercial, mesmo com a pandemia houve um aumento de abertura de novas empresas em São Paulo. Em maio, 10.882 foram abertas, enquanto junho registrou 15.918. Já em julho, esse número foi de 21.788, superando o mesmo mês em 2019 (20.187).
Os serviços da Junta Comercial podem ser realizados pela internet. Ainda existem duas novas opções: Delivery, em que o envio de documentos é feito pelos correios e o Drive Thru, o qual a entrega é feita diretamente na sede com horário marcado no site da instituição.
Foto: Arquivo/Ricardo Miranda/Grupo RVC