Já foram fechados mais de 2 mil postos de trabalho na cidade

Cinema

Indaiatuba teve no mês de junho um saldo negativo de 257 vagas de trabalho com carteira assinada

Os trabalhadores têm perdido os seus postos de serviços no comércio e indústria com a crise gerada pela pandemia do coronavírus. Em maio houve o registro de 10.784 postos de trabalho fechados na RMC – Região Metropolitana de Campinas. Os dados foram levantados pelo Observatório PUC-Campinas, baseado nas informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.
Em junho a RMC perdeu 2.325 postos de trabalho, sendo que 1.364 (58%) eram vagas ocupadas por mulheres. No acumulado do ano (janeiro a junho) foram eliminados 34.945 postos de trabalho na RMC, um dos piores resultados desde 2010, segundo a análise da universidade.
Indaiatuba foi a terceira cidade que mais fechou postos na RMC em maio, 1.913, e junto com as cidades de Campinas (-3.393), Valinhos (-2.053) e Sumaré (-1.509), cujo saldo de postos perdidos equivale a 82% do total da região, foram as mais impactadas.
O comércio foi responsável por cerca de 11 mil desligamentos (37% do total), pois foi atingido diretamente com a restrição de funcionamento. Os serviços de hospedagem e alimentação também estão sofrendo, seguidos pela a indústria de transformação, responsável pela eliminação de 6,6 mil vagas.
As demissões concretizadas em 2020 afetaram principalmente os trabalhadores de nível médio, com idade entre 30 a 39 anos (30%), e também na faixa de 50 a 64 anos (23%). Segundo o levantamento, os desligamentos acometeram igualmente homens e mulheres. Os números refletem a intensidade da crise que assola toda a economia brasileira, segundo a economista Eliane Rosandiski, responsável pela análise do Observatório.
No Brasil, aproximadamente 1,2 milhão de postos de trabalho formais foram subtraídos, somente o estado de São Paulo reduziu cerca de 354 mil vagas.
“Além disso, os dados do PNAD apontam para a continuidade da queda da massa de rendimento dos ocupados, e a redução na taxa de participação confirma a ampliação da vulnerabilidade, em função do número de pessoas em situação de desalento”, destaca a professora extensionista.
Indaiatuba teve no mês de junho um saldo negativo de 257 vagas de trabalho com carteira assinada. No total, a cidade perdeu 2.240 postos de trabalho só em 2020.

Retomada
Foi retomada algumas atividades com atendimento presencial em Indaiatuba na segunda-feira (27) conforme o avanço da região de Campinas para a fase 2, denominada laranja, do Plano São Paulo. A portaria publicada pela administração municipal dispõe sobre atividades e serviços que passam a funcionar novamente nos termos do Decreto nº 13.995, de 30 de maio de 2020.A partir desta semana o atendimento presencial nos comércios e prestadores de serviço é realizado de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h, e aos sábados, das 9h às 13h. Os shoppings centers ficam autorizados a funcionar também pelo prazo máximo de quatro horas, nos seguintes horários (inclusive aos finais de semana): Parque Mall, das 10h às 14h, Shopping Jaraguá, das 12h às 16h e Shopping Polo das 14h às 18h.

Foto: Votura Indaiatuba News/Grupo RVC

Deixe um comentário