Cidade deve voltar a fase vermelha e fechar novamente o comércio

Cidades

O governador João Doria (PSDB) deve anunciar nesta sexta-feira (3) que Indaiatuba que faz parte da RMC (Região Metropolitana de Campinas) vai retroceder para a fase vermelha do Plano São Paulo, novamente liberando somente o funcionamento das atividades essenciais nos municípios.
O prefeito Nilson Gaspar (MDB) já havia reduzido o horário de funcionamento do comércio desde a semana passada, no dia 25, em uma tentativa de diminuir a transmissão da covid-19 no município, já que teve um grande salto de contágio e mortes no mês de junho, quando o comércio foi autorizado pela administração municipal a funcionar regularmente. Os estabelecimentos não essenciais de rua, inclusive os shoppings, estão funcionando apenas 4 horas diárias para o atendimento presencial.
Nos últimos dias foi registrado um aumento de casos e de mortes pela covid-19, fazendo com que a demanda por leitos hospitalares nas 20 cidades que compõem a RMC chegasse ao limite máximo de controle.
Nesta quinta-feira (2), o colunista do Jornal O Globo, Lauro Jardim, informou que o governo de São Paulo vai mudar a recomendação sobre a região de Campinas, que vai passar da fase laranja para a vermelha, já nesta sexta-feira (3). Nas últimas semanas, os secretários e o próprio governador João Doria, vêm dando alertas sobre a situação preocupante da RMC em relação à pandemia.
O plano São Paulo sofrerá uma alteração na fase laranja. Atualmente, os municípios que se encontram nesta etapa, podem ter o comércio não essencial funcionando em horário restrito, por quatro horas diárias. A partir de agora, essas cidades poderão escolher entre permanecer deste modo ou funcionado por seis horas durante quatro dias da semana. A secretária de desenvolvimento econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, disse que deste modo, os municípios poderão se planejar melhor com as opções de funcionamento do comércio e preservando as medidas de segurança da saúde pública.
Ainda de acordo com o colunista Lauro Jardim, o governo paulista também vai anunciar que a capital São Paulo deverá atingir o platô na curva da covid-19 na semana que vem. O platô acontece quando a doença deixa de crescer o número de contaminados e mortos por um período mais longo e se estabiliza até o início da queda.

Foto: Votura Indaiatuba News/Grupo RVC

One thought on “Cidade deve voltar a fase vermelha e fechar novamente o comércio

  • Com a falta de autoridade desse prefeito (que só faz obedecer ao governador), pelo menos já sei em quem não votar nas próximas eleições.

Deixe um comentário