Diretório do PSDB de Indaiatuba vai entrar com nova ação na Justiça

Política

O diretório municipal do PSDB vai ingressar na Justiça para barrar a intervenção promovida pelo presidente do diretório estadual, Marco Vinholi, que também é secretário do governo de João Doria (PSDB), segundo nota divulgada nesta segunda-feira (13).

A executiva municipal do partido tinha como presidente o ex-vereador Evandro Magnusson Filho, eleito em 2019 com mandato até abril de 2021. Filiado ao PSDB há mais de 20 anos, Evandro Filho colocou seu nome a disposição do partido no ano passado como pré-candidato a prefeito de Indaiatuba.


No último dia 27, o TSE publicou a nomeação de uma comissão interventora presidida pelo funcionário público municipal Ivan Gilio, que ocupa o cargo comissionado de gerente na prefeitura. Outros membros da nova comissão como secretário, tesoureiro e membros, também ocupam cargos comissionados na administração do prefeito Nilson Gaspar (MDB).
Na ocasião, Evandro disse que foi pego de surpresa pelo próprio comando estadual do PSDB, pois estava trabalhando há três anos no projeto com o grupo político para pré-candidatura majoritária compondo com outros partidos e uma chapa completa de pré-candidatos a vereador em uma frente de oposição ao governo municipal alinhada com o deputado estadual Bruno Ganem.


O ex-vereador ajuizou ação na Justiça com pedido de liminar, porém não foi acatado pela justiça local na semana passada. Em sua explanação disse que foi cerceado o direito de defesa. Agora o diretório municipal, através da grande maioria dos seus 31 membros oferecerá nova ação para impedir a intervenção. Na nota, os membros alegam que não foram ouvidos, nem notificados pela executiva estadual e não há motivo de intervenção e dissolução de seus membros que foram eleitos em convenção legítima e registrada em 2019 como diretório definitivo, e acrescenta, que quem elege ou substitui membros da executiva municipal são os membros do diretório municipal, quando há algum impedimento ou vacância do cargo.

“Com o apoio de 75% dos membros do diretório municipal, reunião deliberou em fevereiro, a pré-candidatura própria em oposição ao atual prefeito Gaspar pré-candidato a reeleição”, concluiu a nota.

A disputa pelo diretório municipal do PSDB parece estar longe de ser definida com a nova impetração de ação na Justiça. As discussões deverão se arrastar por meses, pois segundo o diretório local o ato praticado pela executiva estadual contrariou as normas e procedimentos legais previstos no estatuto partidário.

Legenda Foto: Presidente do diretório estadual do PSDB, Marco Vinholi, que também é secretário do governo de João Doria (PSDB) (Foto: Reprodução)

Deixe um comentário