Saúde reforça prevenção contra o coronavírus

Esporte

Plano de ação inclui capacitação, reuniões e cartilha; até ontem, Indaiatuba não tinha nenhum caso confirmado

A Secretaria de Saúde divulgou esta semana um plano de ação para enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). Até o fechamento desta edição, Indaiatuba não tinha nenhum caso confirmado da doença. Um caso suspeito – de um rapaz de 20 anos que trabalha no aeroporto de Viracopos e passou por atendimento no Hospital Augusto de Oliveira Camargo – foi descartado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE XVII) de Campinas.
Em janeiro, técnicos da cidade participaram de videoconferências com a Secretaria de Saúde do Estado para alinhamento de informações sobre o Covid-19. Esta semana, reuniões foram feitas com servidores no Paço Municipal, na Secretaria de Cultura, na Guarda Civil e no Parque da Criança. Novos encontros estão previstos para os próximos dias, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei) e no Ginásio Municipal de Esportes. Feirantes, comerciantes e frequentadores do Ponto Azul, Boulevard da Cecap e do Terminal Rodoviário também receberão orientações, assim como grupos de hipertensos, diabéticos e do projeto 100% Saúde.
A segunda fase do plano de ação inclui recomendações às indústrias por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), além de reuniões com empresas de transporte público e vigilância sanitária, monitores de creches, gestores e coordenadores da Secretaria de Educação.

Cartilha
Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde foi a confecção de uma cartilha (foto) sobre os cuidados de prevenção ao coronavírus. O documento está disponibilizado no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br – e também terá versão impressa, que será distribuída à população a partir de segunda-feira (9).
A principal recomendação de prevenção é para manter distância de dois metros de pessoas que estiverem com tosse, febre e dificuldade de respirar.
Quem estiver com esses sintomas e com dores no corpo deve procurar uma unidade básica de saúde. A Secretaria de Saúde ressalta que a pessoa nessas condições não deve procurar o pronto-socorro, onde normalmente há grande aglomeração de pessoas.

Estudantes distribuem panfletos
Alunos do curso de enfermagem do Centro Universitário Max Planck (UniMax) estão promovendo ações de prevenção ao coronavírus. A programação encerra-se hoje, das 8h às 10h e das 19h às 20h30.
Entre as atividades está a distribuição de folhetos e informações adicionais prestadas por estudantes do 9º semestre, supervisionados pelo coordenador da graduação, Alexandro Marcos Menegócio.
“Essa ação é uma forma dos alunos estarem em contato com a comunidade acadêmica e colaboradores promovendo educação em saúde a partir de um tema tão atual e urgente em nossa sociedade”, comenta Alexandro.

Escolas estaduais têm campanha
O governo do Estado promoveu esta semana campanha de prevenção contra o novo coronavírus. As ações acontecem até hoje (6) nas escolas de da rede estadual.
As escolas foram orientadas a realizar um ‘Dia D’ em suas dependências, como objetivo de reforçar a campanha com ações como a realização de palestras com especialistas e dicas de higiene dentro da comunidade escolar.
As 91 diretorias de ensino do Estado receberam instruções por meio de manuais e cartilhas, em ações alinhadas com a Secretaria Estadual da Saúde. Além disso, estão sendo encaminhados aos pais dos estudantes SMSs e e-mails com dicas de prevenção ao coronavírus.
Na semana passada, o governo de São Paulo criou um centro de contingência para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo vírus. O centro conta com profissionais do Instituto Butantan e médicos especialistas das redes pública e privada.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário