Seletiva estadual de torneio de robótica acontece hoje no Sesi

Cidades

Cerca de 300 estudantes do ensino fundamental e médio de escolas de todo o Estado participam hoje (7) e amanhã (8), em Indaiatuba, de seletiva do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). O evento reunirá 32 times no centro de atividades do Serviço Social da Indústria (Sesi), no Parque das Nações. Os melhores times se classificam para a etapa nacional, de 6 a 8 de março, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
O torneio FFL é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com a ciência e tecnologia.
A cada temporada, além de construir e programar robôs, os alunos são desafiados a desenvolver um projeto de pesquisa que ofereça solução prática e inovadora para um problema do mundo real. Para essa temporada, o Torneio de Robótica FLL tem como tema a construção de cidades mais inteligentes, que propõe aos competidores estudar problemas das cidades e encontrar soluções inovadoras.
A etapa conhecida como Desafio do Robô exige que os estudantes construam e programem um robô autônomo, capaz de cumprir missões predeterminadas. A prova é realizada em uma mesa de competição, na qual os robôs devem executar as tarefas programadas em até dois minutos e meio.
As equipes são compostas por até dez alunos e dois técnicos. A pontuação de cada time é baseada em quatro requisitos: Projeto de Inovação (processo de pesquisa, solução inovadora e apresentação); Projeto do Robô (design, programação e estratégia e inovação); Desafio do Robô (pontuação do robô) e Core Values (inspiração, trabalho em equipe e profissionalismo).
Mundialmente, a competição acontece em cem países com mais de 300 mil estudantes e quase 40 mil times. Mais informações: www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário