UniMAX anuncia parceria com centros de referência nacional e internacional

Cidades

O Centro Universitário Max Planck (UniMAX), anunciou a criação do conselho consultivo formado pelos médicos Paulo Chapchap, Silvano Raia e Giovanni Guido Cerri, todos do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, e o Prof. Dr. Robson Capasso da Universidade de Stanford. A iniciativa estreita ainda mais a parceria do curso de Medicina da UniMAX em Indaiatuba, com renomados centros de referência nacional e internacional em saúde.
Os médicos do conselho consultivo contribuirão ativamente para o planejamento das atividades educacionais da graduação da UniMAX e de atenção à saúde da cidade de Indaiatuba. Freqüentarão a instituição de ensino e farão visitas técnicas aos serviços de saúde para propor novas abordagens de ensino e de cuidado, além de ministrar conferências de temas específicos em suas áreas de atuação. Essas conferências fazem parte do Programa Fronteiras na Saúde e estão abertas à comunidade acadêmica da área da saúde da UniMAX e aos profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC).
Também, mensalmente, os alunos passarão um dia em atividades práticas no Hospital Sírio-Libanês para ampliar e aprofundar suas práticas na atenção à saúde. No próximo dia 28 de setembro, esses estudantes participarão do 3º Encontro Nacional Médicos do Futuro, evento promovido pelo Hospital Sírio-Libanês e voltado à graduação em medicina e jovens médicos de todo o Brasil. Neste encontro serão discutidos e apresentados, sob uma ótica de vanguarda, temas relevantes e atuais como telemedicina, inteligência artificial, startups no mercado de saúde e experiência do paciente, entre outros.
O evento Médicos do Futuro vem ao encontro da proposta do conselho consultivo que pretende integrar à formação humanizada dos estudantes, assuntos que envolvam a biotecnologia aliada à medicina, pesquisa, empreendedorismo e tecnologia, ligados diretamente ao ensino através de metodologias ativas, que compreende 100% das atividades do curso de Medicina da UniMAX.
“Um dos focos de uma faculdade de medicina moderna tem de ser a criação de uma cultura de empreendedorismo e inovação tecnológica. Um terço dos alunos, atualmente, pretende ser empreendedor, sendo necessário mostrar a eles algo além de uma medicina convencional. É muito importante que o médico conviva com outros profissionais, em especial, os engenheiros. Essa convivência ajuda a criar a cultura do empreendedor. Isso permite ainda uma experiência interessante dessa nova visão em associar a atenção primária aos recursos da saúde digital”, destaca Cerri.
A inserção de disciplinas em inglês no currículo do curso de Medicina é, ainda, outro quesito a ser implantado na UniMAX. O objetivo é elevar o curso a padrões internacionais e se tornar um diferencial na formação do futuro médico.
A atuação do conselho consultivo e a parceria com o Hospital Sírio-Libanês também estreitará ainda mais o relacionamento com o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), com a troca de experiências, além de contribuir com a cidade de Indaiatuba, que receberá importantes avanços da medicina deste centro de atenção à saúde com quase 100 anos de existência e que atende mais de 120 mil pacientes anualmente. Esse mesmo movimento já foi estendido à Secretaria Municipal de Saúde, particularmente com foco na telemedicina.
“A Medicina da UniMAX se apresenta como uma proposta de vanguarda buscando contribuir para uma formação humanizada e voltada para a inovação social com orientação à prática profissional aliada a excelência acadêmica”, comemora a coordenadora de Medicina, Valéria Vernaschi Lima.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário