Corporação Musical Villa-Lobos promove concerto “Celebrando”

Cultura

A Banda Sinfônica Villa-Lobos vai apresentar o concerto “Celebrando” neste sábado (17) às 20h, no Ciaei, para comemorar o Jubileu de Prata do maestro Samuel Nascimento de Lima à frente da Corporação Musical Villa-Lobos. Para este concerto que é gratuito, a Villa-Lobos vai apresentar um repertório escolhido por três maestros, que incluem sinfonias alegres e marcantes.
O primeiro a entrar em cena é Akira Miyashiro, que já foi maestro assistente da Villa-Lobos e, atualmente, é professor de Teoria, Percepção, Harmonia, Análise, Coral e Prática Orquestral no Polo do Conservatório de Tatuí, em São José do Rio Pardo. Akira vai reger as composições Comic Overture, de Ferrer Ferran, que traz uma combinação de buzinas, sirenes e apitos, cuja premissa é fazer as pessoas se divertirem; e Of Sailors and Whales, de W.Francis Mcbeth, obra baseada em personagens do livro “Moby Dick”, na qual os movimentos são intercalados com textos, que serão narrados pelo jornalista Wladimir Soares.
Na sequência, o atual maestro-assistente da Villa-Lobos, Tiago Morandi Roscani, também irá reger duas peças que ele mesmo escolheu: Festive Overture, de Dimitri Shostakovich, composta para comemorar o fim do período de repressão na Europa; e o movimento final da Sinfonia do Novo Mundo, de Antonin Dvorak.
Para finalizar o concerto, o maestro Samuel Nascimento de Lima entra em cena trazendo também duas composições. A primeira é Jericho de Bert Appermont, que traz na sua música a história bíblica do Livro de Josué narrando a conquista de Jericó pelos judeus. A segunda composição é The Hounds of Springs (A Concert Overture) de Alfred Reed, concerto para instrumento de sopros em quatro movimentos.

Foto: Divulgação/Arquivo/Eliandro Figueira-PMI

Deixe uma resposta