Audi Q4 e-tron chegará no próximo ano
A Audi continua de forma sistemática e abrangente sua ofensiva em veículos elétricos. No Salão do Automóvel de Genebra 2019, a marca mostrou quatro veículos totalmente elétricos, cujas versões em série entrarão em produção em série no fim de 2020. Além disso, quatro novas versões híbridas como lançamento mundial e o veículo esportivo totalmente elétrico da Fórmula E Audi e-tron FE05 foram mostrados no estande da Audi.
Presidente do Conselho da Administração da Audi, Bram Schot: “Nós estabelecemos um objetivo claro – um em cada três novos veículos Audi vendidos já será eletrificado em 2025. Estamos buscando uma visão clara: nos comprometendo com a mobilidade livre de emissões.”
O primeiro membro deste novo quarteto de veículos elétricos, o Audi e-tron, já será entregue aos clientes em breve. Depois, a empresa introduzirá a versão do equivalente coupé, o Audi e-tron Sportback, ainda em 2019. Outro veículo elétrico será apresentado em poucas semanas na China: o Audi Q2 L e-tron, que os primeiros clientes poderão receber também em 2019. Mais dois lançamentos de série seguirão em 2020: o Audi e-tron GT e o Audi Q4 e-tron.
Além disso, ainda em 2019, ocorrerá uma ofensiva da marca em carros plug-ins, envolvendo praticamente todos os segmentos de mercado. Novidades na gama de modelos são as versões híbridas das linhas de produtos de altos volumes Audi A6, A7, A8 e Q5 – eles também fizeram sua estreia pública no Salão de Genebra. Ambas versões plug-in já estabelecidas do A3 e do Audi Q7 também estarão disponíveis para pedidos novamente – com tecnologia revisada – em 2019.
No futuro, um total de quatro plataformas técnicas e famílias de produtos serão a base para a oferta de veículos elétricos em todos os segmentos, de A a D. A estreita colaboração entre o desenvolvimento técnico de outras marcas do Grupo aumenta as sinergias necessárias para uma gama ampla e global.
O Audi e-tron e o e-tron Sportback usam componentes da plataforma longitudinal modular da Audi. Esta e inúmeras tecnologias inovadoras, principalmente na área dos sistemas de tração, estão dando origem a uma família separada de produtos de e-SUVs com tração quattro elétrica. Carregamento rápido de até 150 kW e uma autonomia adequada de percursos de longa distância prometem o uso diário.
A Audi já apresentou o primeiro membro de outra plataforma eletrônica em 2018: o veículo-conceito Audi e-tron GT, um coupé altamente dinâmico, com assoalho baixo, foi introduzido no Salão de Los Angeles. A tecnologia neste automóvel foi desenvolvida em colaboração com a Porsche: o projeto e o caráter do conceito e-tron GT são repletos do DNA inconfundível da Audi.