Incêndio em micro-ônibus escolar da Sancetur assusta alunos

Cidades

Pais ficaram revoltados com o incidente; relatam que os ônibus são velhos e quebram constantemente

No início da tarde da quarta-feira (19) um ônibus escolar da empresa Sancetur (Santa Cecilia Turismo Ltda) pegou fogo na estrada do Vaciloto, na área rural de Indaiatuba. Três alunos do ensino fundamental I na Escola Maria Ignês Pinezzi, o motorista e uma monitora deixaram o veículo a tempo assim que o incêndio começou na parte dianteira do veículo, onde fica montado o motor. O incêndio, provavelmente provocado por falha mecânica, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e ninguém ficou ferido. A Sancetur realiza o transporte escolar em Indaiatuba há mais de 6 anos, e no início deste ano começou a operar também o transporte coletivo urbano com a SOU Indaiatuba.
A reportagem do Jornal Votura Indaiatuba News apurou que o micro-ônibus Mercedes Benz/Marcopolo Senior On (placa KPQ-4201), foi fabricado em 2013 e utilizado inicialmente para transporte de passageiros urbanos, posteriormente foi para o transporte escolar. O mesmo possuía duas portas, uma dianteira e outra traseira, já os veículos padrão para o transporte escolar possuem somente uma porta de acesso na dianteira.
Pais de alunos ficaram assustados e revoltados com o incidente. “Não é a primeira vez que ocorre algo com esses ônibus escolares, os ônibus quebram bastante, e meu filho demora mais de 2 horas para chegar em casa, tenho que pegar o carro e ir atrás para ver onde estão e se estão bem”, disse um dos pais.
“Esses ônibus utilizados para levar os alunos, principalmente na zona rural são velhos, com mais de seis anos, deve estar faltando manutenção neles, ou é necessário trocar todos, como a mesma empresa fez com os circulares. As crianças são tratadas diferentes dos adultos, nunca vi isso”, comentou outro pai de aluno sobre o incidente.
A Prefeitura de Indaiatuba informou que tomará todas as providências para apurar as causas do incidente e que o coletivo foi vistoriado pela administração em julho deste ano, e pelo Departamento de Trânsito (Detran-SP) em 4 de setembro. O laudo da perícia técnica deve ficar pronto em 30 dias. A Sancetur não retornou o contato da reportagem.

Acidente mata ciclista

Um acidente no último dia 11 envolvendo um ônibus escolar também da Sancetur e uma bicicleta matou José Cassiano Rodolfo dos Santos Zaine, em Paulínia. A empresa também opera o transporte escolar no município. A morte do rapaz, que jogava futebol amador na cidade, causou comoção nas redes sociais e revolta de parentes e amigos.
Cassiano foi atropelado por volta das 20h, quando voltava do trabalho na Estrada Municipal Ivo Macris, que liga Paulínia a Americana. Ele foi socorrido e chegou em estado muito grave no hospital, foi operado mas morreu na última sexta-feira (14). O fato também gerou revolta, com acusações de que o ônibus da Sancetur estava com documentação vencida desde 2015.

Foto: IndaiatubaNews

Deixe um comentário