E a nossa palavra de hoje é DESCONSTRUIR

Giro Gourmet

DESCONTRUINDO…
Eu sou um apaixonado por palavras “nada a ver”!
É que no fundo, bem no fundo mesmo, elas acabam tendo tudo o que ver com o assunto.
E a nossa palavra de hoje é DESCONSTRUIR.
No dicionário, “Desconstruir é fugir de princípios estabelecidos pela tradição.”
Quando vi a definição acima, fiquei pensando em como este nosso mundão dos dias atuais vive em intensa desconstrução.
Já reparou como os conceitos mercadológicos e de consumo estão constantemente se desconstruindo?
Pense comigo. Qual era sua principal maneira de consumir música há quinze anos?
Vamos pra outra? Ainda há quinze anos, quanto tempo você dedicava a assistir a TV?
Viu? As coisas mudaram. Ou melhor, se desconstruíram.
E na cozinha também. É bem verdade que existem princípios e técnicas “intocáveis”–– pelo menos, ainda –– na gastronomia. Mas no geral, tem muita gente DESCONSTRUINDO na “copa”.
Semana passada fui convidado para o lançamento do novo cardápio da Let´s Eat Hamburgueria de Indaiatuba.
Eu sei, você talvez estivesse esperando que eu viria aqui para contar que fui a um bistrô francês ou cantina italiana. Acho que agora você começa a entender que a ideia é DESCONSTRUIR.
Mas voltando à minha visita na hamburgueria… Acho que eu é que fui desconstruído.
O novo cardápio ficou sim, “encorpado”. Mas é óbvio que quando vamos a uma casa do gênero, buscamos exatamente isto. Então eu precisava de “mais”. O Espaço dispensa comentários. A gente sabe o que vai encontrar em uma hamburgueria. Alias, este é um item que têm atraído cada vez mais os brasileiros a essas casas.
Meu critério foi o convencional. E cá entre nós, recomendo que faça o mesmo indo lá. Entrada, “prato principal” e sobremesa.
Abri com o Muzzarela Stics (palitinhos de muçarela empanados). Boa crocância. Mas ainda óbvio. Contudo preciso fazer jus ao molho barbecue (exclusivo da casa) e acompanhamento. O melhor que provei este ano até aqui.
Meu “prato principal” me Desconstruiu. E este é novo no cardápio. Cole Slaw Burguer traz hambúrguer Angus 180g, cheddar e agora vem o mais curioso: salada de repolho com alho poró. Confesso que pedi esperando fazer uma crítica não muito boa. E eu estava certo quanto a “combinação”. O sabor do “poró” se perdeu em meio à Cole Slow (salada de repolho), mas a crocância do crispy de alho poró provocou uma tremenda explosão. RECOMENDADO! Eles desconstruíram.
Fechei com a APPLE PIE com crumbs de nozes, servida em panela de ferro quente, acompanhada de sorvete de creme e calda de caramelo. Doce? Um bocado. Mas eu não quis parar de comer.
Mas a Let´s Eat Indaiatuba tem outro ponto forte. Chama-se Ester. A atendente parece ter uma supermáquina na cabeça. Sem papel e caneta, grava os pedidos das mesas, sem perder a pose e o excelente atendimento.
Ganhei uns quilinhos a mais. Mas quer saber? Valeu apena.
Vai sair hoje? Que tal desconstruir?
Bon appetit.

Kennedy Gonçalves

Deixe um comentário