Festa da Tradição será realizada no final do mês

Cidades, Cultura

A Colônia Helvetia em Indaiatuba, realiza nos dias 28 e 29 de julho, sábado e domingo, a Festa da Tradição, que marca a comemoração do Dia Nacional do Suíço – 1° de agosto. É a festa mais tradicional da colônia, já na sua 42º edição e este ano também em comemoração aos 130 anos de Fundação da Colônia Helvetia na cidade. O evento foi inserido no calendário oficial do município em 2007, através da lei 5.194 de autoria do vereador Evandro Magnusson Filho.    

A data da fundação da Colônia ocorreu em 14 de abril de 1888, pelas famílias Ambiel, Amstalden, Bannwart e Wolf, mas pode ser compreendida se nos reportarmos ao ano de 1854, ano este que vinte e seis (26) famílias, num total aproximado de cento e cinquenta (150) pessoas, procedentes do Cantão de Obwalden, na Suíça, chegaram ao Brasil para trabalhar na Fazenda Sítio Grande, propriedade do Sr. Antonio de Queiroz Telles, no município de Jundiaí, período este que a Europa Central vivia momentos de crise econômica e social resultante das guerras e movimentos sociais que reivindicavam mudanças nas instituições e nas estruturas da sociedade. Esta crise foi particularmente acentuada na Suíça, o que significou o enfraquecimento político e afetou economicamente os cantões da Suíça Central entre eles, Obwalden. As quatro famílias: Ambiel, Amstalden, Bannwart e Wolf compraram de Vicente Sampaio Goes o sítio Capivari-Mirim e parte do sítio Serra D’Água, ao longo do Rio Capivari Mirim, uma área de 468 alqueires.

Nos seis primeiros anos as quatro famílias trabalharam em comum. Em 1894 dividiram a propriedade em quatro partes iguais, reservando um alqueire para a futura construção da Escola (Educação) e da Igreja (Fé católica). Os descendentes dos fundadores têm orgulho do nome do lugar onde nasceram. De certo modo, o nome define a sua identidade, as suas raízes, da Suíça, o termo “Helvetia” e da experiência dos imigrantes nas fazendas do Brasil, o termo “Colônia”. Helvetia ocupa um lugar privilegiado na geografia econômica, social e cultural do Estado de São Paulo, ficando a 100 quilômetros da capital. Situa na divisa dos municípios de Indaiatuba e Campinas, a uma distância de 8 e 20 quilômetros respectivamente. Os pratos típicos são todos preparados pela equipe de voluntários. São eles: o Eisbein (joelho de porco), Kassler (bisteca suína), Schüblig (salsichão com salada de batata), Cervela e Bratwurst (salsichões), Bauerbratwurst ou Kalbsbratwurst mit Rösti (salsichões camponês e vitela com batata grelhada), Käsekuchen (torta de queijo), Apfelkuchen (torta de maça), café com leite e bolos, entre outras delícias como os doces Stalden e pratos Berna. As apresentações folclóricas típica suíça de Helvetia e da etnia-irmã, a alemã de Friburgo Campinas, são atrações.

Na música, a Banda Schnapsmuisig de Helvetia e o coral de Jodler que irá cantar a missa de domingo. Conta com as premiações dos campeonatos esportivos típicos de Jass (jogo de cartas) e Tiro ao Alvo. O tradicional cortejo de Laternenzug(lanternas) até a fogueira simbólica, marca as comemorações de 1° de agosto e encerramento do evento. Além disso, conta com atrações para as crianças com área kids, souvernirs típicos e a brincadeira da tômbola. A principal característica da festa é manter a comunidade ativa e para isso conta com a união e o trabalho voluntário dos seus membros.

A renda arrecadada é destinada a Sociedade, em prol de manutenção/preservação patrimonial e cultural e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Helvetia e suas atividades de promoção humana. As festas de Helvetia são conhecidas também pelo seu ambiente tradicional e familiar, e a Festa da Tradição vem de encontro com a ideia de uma festa para reunir a família. O evento inicia no sábado (28) às 12h e encerra às 18h, no domingo (29) a agenda inicia às 9h30 com a missa cantada pelo Jodlerklub e segue com o almoço com os pratos típicos e atrações folclóricas até encerrar na fogueira às 18h.

A entrada da festa é livre e oferece estacionamento oficial com seguro no valor de R$ 20,00. Na última edição aproximadamente 10 mil visitantes prestigiaram a festa, especialmente da região de Campinas e São Paulo.

Deixe um comentário