Governo anuncia retorno à fase vermelha do Plano São Paulo
O Estado de São Paulo avança para a fase vermelha do Plano São Paulo a partir desta segunda-feira (12). O anúncio foi feito pelo Governo do Estado na sexta-feira (9), durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes sob a justificativa de que foi registrada uma pequena queda na taxa de internação dos leitos de UTI no Estado. A proibição de celebrações religiosas coletivas presenciais e a restrição na circulação e proibição de aglomerações de pessoas das 20h às 5h, permanecem mesmo com o fim da fase emergencial. A fase vermelha estará em vigor até o próximo domingo (18).
Entre as regras da fase emergencial que serão mantidas ainda estão a recomendação de escalonamento na entrada e saída da indústria, serviços e comércios, e a recomendação de teletrabalho para todas as atividades administrativas.
Com o avanço para a fase vermelha, o comércio de material de construção volta a ter permissão para fazer atendimento presencial. Para restaurantes e similares será permitido o funcionamento para retirada no local (take away), além da entrega (delivery) e drive thru, mas a proibição para o consumo no estabelecimento continua. Também está permitida a retirada de produtos nos comércios em geral. A realização de campeonatos esportivos profissionais após 20h está permitido desde que seja feita a testagem dos profissionais e seguidos protocolos sanitários mais rígidos.
Seguindo o Plano São Paulo, na fase vermelha permanecem fechados espaços públicos, atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio, shopping centers, lojas de rua, salões de beleza, academias, teatros, cinemas e eventos que geram aglomeração de pessoas.
Em Indaiatuba continuam fechados o Museu da Água, o Parque do Mirim, as Estações do Projeto Ecobike e os estacionamentos, playgrounds, academias, campos e quadras do Parque Ecológico. O atendimento ao público no Paço Municipal permanece das 8h às 15h. O horário de funcionamento interno será mantido até às 17h.
Serviços de saúde, entre eles hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas e estabelecimentos de saúde animal, continuam autorizados a funcionar. No setor de alimentação, estão permitidos os supermercados, açougues, padarias, lojas de suplementos e feiras livres, lembrando que o consumo no local é proibido.
As atividades de serviços gerais autorizadas a funcionar são hotéis, lavanderias, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo casas lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletrônicos e bancas de jornais.
Na fase vermelha também são permitidas atividades de indústria e construção civil, serviços de segurança, comunicação social exercida por empresas jornalísticas, atividades de logística, como empresas de locação de veículos, oficinas e serviços de transporte e empresas do setor de abastecimento.
Na Educação, o Governo do Estado autorizou volta às aulas até 35% da capacidade das salas de aula a partir de 14 de abril. Em Indaiatuba, a Rede Municipal dará continuidade às aulas de forma remota, através de entrega das atividades impressas e, a partir do dia 19 de abril, os alunos da Etapa I ao quinto ano do Ensino Fundamental contarão com apoio on-line pela plataforma do Google Meet. Os estudantes que não tiverem acesso à internet continuarão fazendo as atividades impressas e recebendo os vídeos pelo WhatsApp.
Foto: Arquivo/Indaiatuba News