Corporação Villa-Lobos apresenta concerto virtual em celebração ao Dia Internacional da Mulher
Para celebrar o mês do Dia Internacional da Mulher, a Corporação Musical Villa-Lobos (CMVL) traz o concerto virtual #CMVLdELAS, que será apresentado por sete musicistas da banda sinfônica, em um repertório com quatro arranjos do maestro Samuel Nascimento de Lima. A apresentação acontece neste sábado (13) às 20 horas, no canal do YouTube da CMVL (www.youtube.com/channel/UC8l5Ahye1jz8qbFWuqRGO1g). No encerramento, os 45 integrantes da corporação executam uma composição da cantora, compositora, atriz, produtora musical e empresária norte-americana Lady Gaga.
Participam dos primeiros quatro arranjos do repertório Carolina Araújo Monteiro Pierroni (flauta), Juliana da Silva Landinho (trompa), Kelly Florentino Alves (percussão), Letícia da Rosa Araújo (clarineta), Marielle Ferrari (clarinete), Mirella Moreira Gomes (fagote) e Priscila Próbio de Moraes (flauta).
“Destacamos entre os compositores escolhidos para este concerto, a brasileira Chiquinha Gonzaga, nascida Francisca Edwiges Neves Gonzaga (1847-1935) no Rio de Janeiro, musicista talentosa que contribuiu para a gênese da música brasileira, enfrentando todos os preconceitos da sociedade patriarcal e escravista para se firmar como pianista, compositora, regente e, por fim, líder de classe em defesa dos direitos autorais”, destaca o maestro, que divide a batuta com Tiago Morandi Roscani. “Pioneira, Chiquinha Gonzaga abriu alas para todos, deixando seu exemplo de luta pela música brasileira”.
“Encerrando nossa apresentação, a CMVL em formação de banda sinfônica, com cerca de 45 integrantes, executará uma composição de outra mulher de talento: Stefani Joanne Angelina Germanotta, cantora, compositora, atriz, produtora musical e empresária norte-americana, que conquistou fama mundial com o pseudônimo de Lady Gaga”, afirma Samuel. “O arranjo em estilo de Fuga (composição contrapontística, polifônica e imitativa, de um tema principal, com origem na música barroca), foi elaborado pelo maestro Giovanni Dettori e adaptado para banda por Johnnie Vinson”.
Repertório
01) Corta-Jaca: composição de Chiquinha Gonzaga/ Machado Careca – arranjo: Samuel N. de Lima – execução: Septeto Feminino da CMVL
02) Song for Gene: composição de Simon Akesson – arranjo: Samuel N. de Lima – execução: Septeto Feminino da CMVL
03) Golliwogg’s Cake-Walk: composição de Claude Debussy – adaptação: Samuel N. de Lima – execução: Septeto Feminino da CMVL
04) Brejeiro: composição de Ernesto Nazareth – arranjo: Samuel de N. Lima – execução: Septeto Feminino da CMVL
05) Lady Gaga Fugue: composição de Giovanni Dettori – adaptação de Johnie Vinson – regência Tiago Roscani – execução Corporação Musical Villa-Lobos (formação de banda sinfônica)
Foto: Arquivo – Eliandro Figueira RIC/PMI