Audi perde mais espaço no segmento premium
Marca alemã liderava esse segmento em 2015 e foi perdendo colocação no Brasil
Entre as 10 marcas mais vendidas no Brasil que podem ser consideradas premium, a BMW lidera as vendas. A Audi que já foi líder em 2015, em 2019, com 8,7 mil emplacamentos, ficou somente com a terceira colocação quase empatada com a Volvo, que comercializou 7,9 mil, colecionando crescimento ao redor de 16%. No acumulado deste ano até a primeira quinzena de novembro, a Audi desceu mais uma posição, está na quarta colocação, o pior resultado dos últimos cinco anos. A Volvo ocupa a terceira colocação no acumulado de 2020.
Com vários lançamentos de novas gerações de seus produtos de maior sucesso no País, como Série 3 e X1, a BMW terminou 2019 com 13,1 mil emplacamentos no mercado brasileiro e crescimento de 15,6% sobre 2018, dominando quase um quarto, 25%, das vendas do segmento. Em 2020 segue dominando isoladamente o mercado premium no Brasil.
A Mercedes-Benz que liderava o mercado premium em 2018, desceu para o segundo lugar em 2019, com 10,1 mil emplacamentos, o que significou queda de 16,7% sobre 2018. No acumulado deste ano, segue com a segunda posição.
Quase todos os modelos premium comercializados no Brasil são importados, ou montados aqui com peças importadas, e com a alta do dólar impactou no encarecimento dos valores dos veículos. (Evandro Magnusson Filho/AUTO TESTE)
Foto: Reprodução
As 10 marcas de carros premium mais vendidas em 2019
- BMW 13.153
- Mercedes-Benz 10.100
- Audi 8.711
- Volvo 7.916
- Land Rover 5.873
- Porsche 1.849
- Jaguar 1.814
- Mini 1.633
- Lexus 1.203
- Subaru 587
As 10 marcas de carros premium mais vendidas em 2020 (até novembro)
- BMW 10.341
- Mercedes-Benz 7.880
- Volvo 6.777
- Audi 6.007
- Land Rover 4.346
- Porsche 2.403
- Mini 1.129
- Jaguar 886
- Lexus 631
- Subaru 325