Campinas flexibiliza abertura de comércios a partir desta terça
Vários comércios em Indaiatuba, também abriram as portas nesta segunda-feira (11), incluindo concessionárias e lojas de carros
O prefeito de Campinas Jonas Donizette (PSB) publicou decreto nesta terça-feira (12) liberando o funcionamento do comércio em geral para venda por entrega e drive-thru. Além disso, concessionárias para locação ou venda de veículos e lojas de lava-rápido poderão atuar com portas abertas, para atendimento ao público.
Apesar das liberações, o prefeito defendeu que o decreto está amparado na manutenção do isolamento social e para evitar aglomeração, mas admitiu que as medidas podem causar mais deslocamento.
“O ideal era cada um ficar em casa, o chamado lockdown que agora muitas cidades estão fazendo, para que o vírus não se disseminasse, mas nós estamos tomando medida com toda a responsabilidade e aval do órgão sanitário”, afirmou o prefeito.
A prefeitura também liberou, independentemente de urgência, os serviços de manutenção predial, elétrica e hidráulica. Os condomínios terão, no entanto, poder de endurecer as regras por meio de decisão em assembleia.
Bares, lanchonetes, padarias e restaurantes localizadas dentro de postos de combustíveis podem fazer venda presencial, observadas as regras de higiene pessoal. O consumo nestes locais não está autorizado.
Concessionárias de locação e venda de carros, lava-rápidos e outros comércios ligados a automóveis também têm permissão para funcionar com atendimento ao público.
Ao anunciar as medidas do decreto, o prefeito disse que gostaria de abrir ainda mais atividades, mas recebeu aval negativo da Secretaria de Saúde. Afirmou, ainda, que há “duas visões extremistas” sobre o isolamento social, dos governos federal e estadual, e que busca um equilíbrio.
Fotos: Indaiatuba News/Grupo RVC