Toyota Etios X 1.3, o automático mais barato do mercado
A produção de veículos com câmbio automático já representa 40% e devemos chegar em quatro anos próximos de 60% e virar o jogo de uma vez por todas a preferência nacional, como já acontece em muitos países.
Pois, quem já dirigiu um carro com câmbio automático dificilmente se contentará em voltar para um modelo com transmissão convencional manual. No trânsito a comodidade é mais perceptível, ao enfrentar um congestionamento do anda e para, ou mesmo arrancar com o carro em cada semáforo ou cada esquina.
Esse conforto já conquistou o consumidor brasileiro e a indústria está cada vez mais apostando em modelos mais acessíveis. Será mais um item de série que o consumidor aprendeu a gostar e valorizar, como um dia foi com a direção assistida, os vidros elétricos e o ar-condicionado.
Os modelos com a opção de câmbio automatizado, que contam com uma embreagem robotizada, também não possuem o pedal para a mudança de marchas, mas não agradou o consumidor brasileiro, pois não oferecem a mesma agilidade e conforto de um câmbio automático convencional ou mesmo CVT, hoje poucos modelos são oferecidos com esta invenção.
O Toyota Etios surgiu com a proposta de enfrentar os compactos. E com o passar do tempo, com sua evolução, foi mostrando o seu valor e conquistando novos consumidores.
Sendo a opção mais barata do segmento de entrada equipado com câmbio automático, é um dos carros mais agradáveis de dirigir de sua categoria. O seu estilo pode não agradar, mas sua estrutura e mecânica oferecem uma boa combinação.
Nesta versão de entrada, a 1.3 X, não oferece faróis de neblina, rodas de liga leve e nem um simples rádio, apenas conta com preparação da fiação e alto-falantes.
O painel digital de instrumentos é posicionado no centro e traz as informações básicas sobre autonomia, hodômetro e até uma barra informativa que ajuda o motorista a rodar de forma mais econômica.
No configurador, o indicador de velocidade fica na parte esquerda, assim como o medidor de combustível. Na outra metade está a parte configurável, que pode mostrar o conta-giros, os dados de consumo de combustível ou as opções do sistema.
O porta-malas do Etios oferece 270 litros de capacidade, ficando dentro da média dos concorrentes. A transmissão tem apenas quatro marchas, mas suas trocas são suaves e bem escalonadas, sem trancos.
O motor 1.3 de 98 cavalos de potência e 13 kgfm de torque com etanol oferece bom desempenho. De acordo com dados do fabricante, o modelo faz 8,2 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol. Com gasolina sobre para 11,8 km/l e 13,3 km/l, respectivamente. O veículo atinge velocidade máxima de 170 km/h.
Ele, com certeza, é uma boa opção para quem procura um carro prático para o trabalho no dia a dia e confortável para as horas de lazer, dentro da proposta que é fabricado. (Evandro Magnusson Filho/Auto Teste)
HATCHES COMPACTOS ATÉ R$ 60 MIL
TOYOTA ETIOS X 18/19
R$ 53.810
Motor: 1.3, de 88/ 98 cv e 12,5/ 13,0 kgfm (g/e)
Câmbio: automático de 4 marchas
Consumo cidade: 8,2/ 11,8 km/l (etanol/ gasolina)
Consumo estrada: 9,2/ 13,3 km/l (e/g)
Porta-malas: 270 l
Principais itens
Direção elétrica; ar-condicionado; trio elétrico; quadro de instrumentos digital; Isofix; chave com abertura e fechamentos das portas; computador de bordo; alarme de portas abertas e faróis acesos; e descansa braços no assento do motorista.
VOLKSWAGEN GOL MSI 18/19
R$ 54.580
Motor: 1.6, de 110/ 120 cv e 15,8/ 16,8 kgfm (g/e)
Câmbio: automático de 6 marchas
Consumo na cidade: 7,7/ 11,1 km/l (e/g)
Consumo na estrada: 9,6/ 13,6 km/l (e/g)
Porta-malas: 285 l
Principais itens
Direção hidráulica; ar-condicionado; suporte para celular integrado ao painel com entrada USB (exclusivo no segmento); vidros dianteiros e trava elétricos; regulagens de altura do banco do motorista.
CHEVROLET ONIX ADVANTAGE 18/19
R$ 55.290
Motor: 1.4, de 98/ 106 cv e 12,9/ 13,9 kgfm (g/e)
Câmbio: automático de 6 marchas.
Consumo cidade: 7,9/ 11,7 km/l (e/g)
Consumo estrada: 9,6/ 13,9 km/l (e/g)
Porta-malas: 280 l
Principais itens
Direção elétrica; ar-condicionado; sistema de som com bluetooth; vidros (dianteiros), retrovisores e travas elétricas; painel digital; regulagens de altura do banco, volante e do cinto; isofix; alertas de baixa pressão dos pneus, faróis acesos e mudança de marcha; e porta-malas com abertura elétrica no painel e pela chave.
FORD KA SE 18/19
R$ 56.490
Motor: 1.5, de 128/ 136 cv e 15,6/ 16,1 kgfm (g/e)
Câmbio: automático de 6 marchas.
Consumo cidade: 7,8/ 11,0 km/l (e/g)
Consumo estrada: 10,1/ 14,2 km/l (e/g)
Porta-malas: 257 l
Principais itens
Direção elétrica; Isofix para cadeirinha infantil; ar-condicionado; computador de bordo; vidros dianteiros e travas elétricos; ajuste de altura do banco do motorista; sistema de som My Connection; e suporte para celular no painel.
NISSAN MARCH SV 18/19
R$ 56.990
Motor: 1.6, de 111 cv e 15,1 kgfm
Câmbio: CVT
Consumo cidade: 8,5/ 12,6 km/l (e/g)
Consumo estrada: 9,9/ 14,4 km/l (e/g)
Porta-malas: 265 l
Principais itens
Direção elétrica; ar-condicionado; faróis de neblina; rodas de liga aro 15; volante multifuncional; trio elétrico; computador de bordo; alarme de faróis acesos; chave com abertura e fechamento das portas; e som com CD/ AUX/ bluetooth.
HYUNDAI HB20 COMFORT PLUS 18/19
R$ 58.950
Motor: 1.6, de 122/ 128 cv e 16,0/ 16,5 kgfm (g/e)
Câmbio: automático de 6 marchas
Consumo cidade: 6,9/ 10,0 km/l (e/g)
Consumo estrada: 8,2/ 11,7 km/l (e/g)
Porta-malas: 300 l
Principais itens
Direção hidráulica; ar-condicionado; sistema de som com bluetooth; isofix; retrovisores elétricos; volante multifuncional; computador de bordo; chave com abertura e fechamento automático das portas; e descansa braço do motorista.
CITROËN C3 ATTRACTION 18/19
R$ 59.590
Motor: 1.6, de 115/ 118 cv e 16,1 kgfm (g/e)
Câmbio: automático de 6 marchas.
Consumo cidade: 7,6/ 10,9 km/l (e/g)
Consumo estrada: 9,3/ 13,2 km/l (e/g)
Porta-malas: 300 l
Principais itens
Direção elétrica; ar-condicionado digital; computador de bordo; vidros elétricos; luz diurna em led porta-luvas refrigerado; faróis de neblina; e central multimídia com tele de 7” e conexão para celular.
#AutoTeste