Nova picape Ford Ranger 2024 vai desbancar Hilux e S10
A picape começa a ser comercializada no Brasil no próximo dia 22 de junho e em julho nos EUA, prometendo redefinir o segmento, com um nível inédito de qualidade, tecnologia, performance e design inovador.
Suas linhas robustas e icônicas, inspiradas na Série F, líder incontestável do mercado norte-americano há mais de 40 anos, se destacam pela frente imponente, faróis de LED em formato de C e perfil dinâmico. O design musculoso segue o estilo global Raça Forte de picapes da Ford.
A versão topo de linha Limited, é equipada com bancos de couro e acabamento premium com rodas de 20”. Na cabine, a nova geração da Ranger chama a atenção pelo painel digital de 12,4” e o sistema multimídia SYNC 4 de nova geração com tela vertical de 12”, que contribui para criar um ambiente imersivo e conectado e proporcionar uma experiência de uso sem precedentes, com acesso pelo aplicativo FordPass.
Entre outras novidades, a picape é equipada no Brasil com um potente motor V6 3.0 turbodiesel com 250 cv de potência e 61,2 kgfm de torque. O propulsor trabalhará sempre em conjunto com o câmbio automático de 10 marchas e substituirá o antigo Duratorq turbodiesel 3.2 de 5 cilindros de 200 cv e 47,9 kgfm de torque acoplado ao câmbio automático tem seis marchas.
Ela conta também com tração 4×4 e recursos inteligentes que ampliam ainda mais a sua capacidade e desempenho em todo tipo de terreno.
A Ranger de nova geração é produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina, que foi totalmente remodelada para o seu lançamento. A nova planta incorpora tecnologias de vanguarda e conceitos de produção 4.0, iguais aos adotados nas fábricas mais modernas do mundo. Sistemas automatizados, de conectividade e inteligência artificial são utilizados para controlar todas as etapas do processo de manufatura em tempo real e oferecer o melhor padrão de qualidade da categoria.
Nos Estados Unidos está disponível o motor 2.7L EcoBoost biturbo V6 a gasolina com 315 hp. A linha Ranger será oferecida a partir de $34.160 e vem de série com um motor turbo de quatro em linha EcoBoost de 2,3 litros a gasolina de 270 cv. Já a versão top da Ranger, a Raptor vem equipada com um V-6 biturbo 3.0 litros a gasolina de 405 hp.
A produção da versão norte-americana da Ranger, que concorre com a Toyota Tacoma (nossa Hilux) e com a Chevrolet Colorado (nossa S10) será iniciada em 10 de julho na fábrica de Michigan.
Por EVANDRO MAGNUSSON FILHO | AUTO TESTE