Jornalista apaixonado por carros conta a sua trajetória de 30 anos

Auto Teste

Desde a infância sua paixão por carros sempre esteve presente. Colecionava revistas, assistia muitos filmes e corridas, e aos 12 anos de idade começou a aprender a dirigir dentro de um sítio, tratores e máquinas, mas o primeiro carro mesmo foi uma Rural e depois um Fusquinha, sempre com a orientação de seu pai ou colaboradores. Também já gostava de mexer nos automóveis e maquinários, colocando a mão na graxa mesmo para aprender o funcionamento das coisas. Aos 15 anos, Evandro Magnusson Filho juntamente com seu primo mais velho Maurício começaram a escrever no jornal e acompanhar o mercado automotivo no início dos anos 90. O gosto pelos carros e pelo jornalismo se encontraram.

Também começou a fotografar modelos em testes das montadoras e fornecer o material para os principais veículos de imprensa do Brasil com grande circulação, como os jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal Tarde, Jornal Do Carro, Revista Quatro Rodas, Revista Carro, entre outros. 

Com a abertura do mercado para importação dos carros, os fabricantes saltaram de 4 para mais de 15 marcas em pouco tempo, comercializando vários tipos de veículos no Brasil. 

Já com a carteira de motorista em mãos e iniciando sua graduação, com 18 anos, Evandro Filho iniciou de fato a carreira de jornalista e piloto de testes especializado no setor automotivo, participando dos lançamentos nacionais e internacionais a convite das montadoras e avaliando os modelos, que iriam ser lançados para os consumidores, era o mais novo profissional de idade na época em um grupo seleto de apenas 40 jornalistas automotivos do Brasil.

“Nestes anos tive a oportunidade de rodar e conhecer muitos países, modelos de produção e pistas de testes. Como caçador de segredos da indústria automobilística, rodei praticamente o Brasil todo para flagrar os modelos ainda em testes de rodagem externos de validação, para levar a informação até nossos leitores, mostrando as novidades que as vezes seriam lançadas somente dois anos depois. Esse trabalho de fotografar os segredos era também divertido, ainda mais que eram realizados no tempo das câmeras fotográficas convencionais, com rolos de filmes, só descobríamos o resultado após revelar. E quantas vezes perdíamos o trabalho, pois para fotografar tinha que seguir os carros e as vezes em velocidades mais altas e em estradas de terra com poeira ou lama. O nosso trabalho era tentar fotografar o máximo de detalhes nos novos modelos, que já eram bem disfarçados, e dos motoristas dos fabricantes era de despistar e esconder ao máximo os modelos.”, lembra Evandro Filho.

Foram quase 10 anos desenvolvendo o trabalho de caçador de segredos, pois ainda os projetos dos veículos eram específicos para o mercado nacional, o veículo não estava disponível em outros mercados. Porém, ao passar dos anos tudo foi globalizando, e praticamente como ocorre até os dias de hoje, os projetos são desenvolvidos para vários mercados e com a plataforma digital de informação através da internet, os caçadores de segredos não se mostram mais necessários. 

“Realizei vários cursos, com pilotos profissionais, até de corrida, participei de muitos treinamentos de fabricantes para a minha especialização. Ao longo destes 30 anos de carreira já testei e avaliou mais de 1.500 veículos de 40 fabricantes automotivos e rodei mais 1 milhão de quilômetros em diversas estradas pelo Brasil e no exterior, produzindo material informativo de grande relevância para ajudar o consumidor na hora da escolha, e também os fabricantes a melhorarem seus produtos, oferecendo mais qualidade, ergonomia e segurança”, conta Evandro Filho.

Ser piloto de testes é poder avaliar um automóvel com uma certa sensibilidade, observando a durabilidade de componentes, além do conforto, dirigibilidade, performance e de todas os instrumentos oferecidos. 

Muitas vezes ficamos mais de 8 horas no volante do automóvel no dia, por isso que é essencial ter paixão para desempenhar com maestria essa atividade. Ser jornalista e piloto de testes tem que conhecer bem o mercado, os veículos e consumidores dos produtos para que as críticas não sejam pessoais. 

O jornalista Evandro Magnusson Filho é apresentador e editor do AUTO TESTE, que traz informações sobre as novidades do mercado do setor automotivo nacional e internacional, além de realizar os testes em veículos automotores. Também é membro e jurado da ABIAUTO (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva).

Deixe um comentário