Violinista Daniel Guedes é solista convidado de concerto em Indaiatuba
A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba promete emocionar o público no dia 24 de setembro, ao executar a obra Concerto para violino em ré maior, op. 35, de Tchaikovsky, e Overture Scherzo and Finale, de Schumann. Com entrada gratuita, a apresentação acontece às 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). A noite conta ainda com a presença do violinista Daniel Guedes, além da regência e direção artística de Paulo de Paula.
Dividido em três movimentos (Allegro moderato, Canzonetta e Finale) o Concerto para violino em ré maior, op. 35 é uma das obras mais famosas para violino e tem raízes pessoais de seu autor, o compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky: após um casamento frustrado e boatos sobre sua sexualidade, Tchaikovsky se refugia em Clarens, na Suíça, e ali, em apenas um mês, cria a obra que é considerada, até hoje, um dos concertos mais difíceis escritos para violino. Nela, o compositor explana todas as angústias e lamentos de uma vida cheia de frustrações, transparecendo emoções distintas em cada uma das notas. Seu legado inclui ainda os ballets O Lago dos Cisnes e O Quebra Nozes.
O repertório trará ainda a peça Overture Scherzo and Finale, de Robert Schumann, compositor alemão contemporâneo de Tchaikovsky. A obra também se divide em três movimentos (como o nome já diz, Overture, Scherzo e Finale), sendo considerada pelo autor sua segunda sinfonia. Inclusive, Finale é uma das peças mais rápidas que Schumann compôs.
SOLISTA CONVIDADO
Para somar a experiência do concerto, divide o palco com a Sinfônica o músico Daniel Guedes. Violinista, violista, camerista, regente e professor, Daniel Guedes tem uma carreira marcada por estudos e apresentações internacionais. Além de estudar na Guildhall School of Music de Londres e na Manhattan School of Music de Nova York, já atuou em orquestras nos EUA, Canadá, Inglaterra, Suíça, Noruega e outros países.
Foto: Divulgação/Felipe Gomes