Indaiatuba está entre os melhores municípios do país em Índice de Desenvolvimento Sustentável
Indaiatuba, mais uma vez, desponta como uma das melhores cidades do país. Na última sexta-feira (8), o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), realizado pelo Programa Cidades Sustentáveis, coloca a cidade como a 10ª do Brasil e 3ª da RMC (Região Metropolitana de Campinas), quando consideradas as cidades de 100 a 500 mil habitantes.
O mapa de desempenho dos municípios brasileiros leva em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Indaiatuba conquistou 62,25, ficando apenas 3.27 atrás da primeira colocada com 65,62. Dentre as 17 ODS analisadas, o município obteve cinco classificações como muito alta (80 a 100) e mais cinco como alta (60 a 79,99).
A divulgação do índice aconteceu há poucos dias em que Indaiatuba conquistou a 9ª colocação do Brasil, 3ª do Estado e 2ª da RMC no ranking divulgado pela IstoÉ, na edição especial “As Melhores Cidades do Brasil 2022”.
O índice tem a intenção de estabelecer Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como ferramenta útil e efetiva para a gestão pública e a ação política nos municípios brasileiros.
Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil
O IDSC-BR permite uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos ODS. É uma ferramenta que visa estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem à mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável. Graças ao Índice o Brasil é o único país do mundo a acompanhar os desafios e avanços de todas as cidades na Agenda 2030.
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova.
Foto: Divulgação/Eliandro Figueira-PMI