Ford Bronco Sport chega ao Brasil por R$ 257 mil
Além de boa capacidade off-road, é um veículo com ótimo padrão de requinte, segurança, conveniência e conectividade
Utilitário esportivo da Ford que se tornou um ícone 4×4 nos Estados Unidos, o Bronco Sport, começou a ser vendido no Brasil na versão única Wildtrak por R$ 256.900, equipado com motor turbo 2.0 EcoBoost de 240 cv com injeção direta e 38 kgfm de torque, transmissão automática SelectShift de oito velocidades, tração 4×4, rodas de 17” e pneus todo-terreno (225/65 R17 Pirelli Scorpion AT). Os sete modos de gerenciamento de terreno (G.O.A.T. Modes), o diferencial traseiro blocante e o exclusivo piloto automático para trilhas são recursos que contribuem para o seu desempenho fora de estrada.
Além de 9 airbags, ele vem equipado com tecnologias semiautônomas avançadas, como piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre e faróis de LED com luz alta automática. Sua central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, completa, inclui som B&O de altíssima qualidade e carregador sem fio para celular. Conta também com os recursos de conectividade do aplicativo FordPass, como partida remota e localização do veículo pelo celular.
Na cabine, há ainda bancos parcialmente de couro com aquecimento, painel de instrumentos digital com tela de 6,5”, tomadas elétricas de 110 V e 12 V, porta-objetos inteligentes e porta-malas com sistema de gerenciamento de carga que permite criar diferentes divisórias e até uma mesinha auxiliar.
O Bronco Sport 2021 que pesa 1.718 kg acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Com entre-eixos curto, de 2.670 mm, e ângulos de entrada (30,4º), de saída (33,1º) e de transposição de rampa (24,4º), e distância livre do solo de 223 mm, proporciona uma boa posição de dirigir. Dois ganchos frontais facilitam o reboque em caso de atoleiro.
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, independente, com braços de aluminio forjado e curso longo. Seu exclusivo sistema de suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho (HOSS – High-Performance Off-Road Stability Suspension), com peso 40% menor da parte não suspensa comparado ao eixo rígido, aumenta o contato do pneu com o solo e favorece a estabilidade em curvas e alta velocidade. A suspensão traseira independente é montada em chassi auxiliar isolado da carroceria.
O piloto automático off-road é um novo recurso que traz mais confiança e segurança em trilhas desafiadoras, como subidas, descidas, erosões e terrenos escorregadios, em velocidade de até 32 km/h, ou abaixo de 10 km/h em ré. Similar ao controle de cruzeiro usado na estrada, ele comanda o acelerador e os freios e tira o estresse do motorista, que assim pode se concentrar na direção e na navegação.
A câmera frontal de 180° proporciona uma visão ampla da pista para evitar pedras, buracos e outros obstáculos. Ela é ligada automaticamente nos modos de direção Areia, Lama e Rocha, em velocidades até 25 km/h. Pode ser habilitada também em outros modos, por um botão no painel, e conta com lavador de lente.
O Bronco Sport tem capacidade de imersão de 600 mm e excelente isolamento contra entrada de água, útil também em situações de enchentes nas cidades. O seu módulo do controle de estabilidade inclui um sensor de inclinação lateral e longitudinal, que pode ser visualizado na opção off-road – uma das 11 telas disponíveis do painel de instrumentos.
A tração traseira com dupla embreagem controla as rodas de forma independente, variando o torque, e também pode desconectar a tração 4×4 quando não é necessária, para economizar combustível. O bloqueio do diferencial traseiro é outro recurso exclusivo do Bronco Sport quando se exige tração máxima.
O Bronco Sport tem um design de muita personalidade. O perfil quadrado e os faróis redondos são uma releitura moderna e tecnológica do clássico dos anos 60. A frente alta exibe um elemento gráfico escurecido que contorna todo o conjunto de faróis e grade. Dentro dele, a assinatura de luz redonda se conecta com uma barra iluminada e o nome Bronco em destaque, em lugar do oval azul – uma característica dos carros-ícones da marca.
O conjunto ótico dianteiro e traseiro usa tecnologia LED, com elementos geométricos para criar um visual marcante. Volumes esculpidos no capô, nas portas, nas caixas de rodas, na coluna C e na traseira ajudam a transmitir solidez e segurança. O teto em estilo safari aumenta a percepção de espaço interno na segunda fileira e também destaca a altura do Bronco Sport comparado a outros carros na rua.
As lanternas traseiras são verticais e posicionadas fora da tampa do porta-malas. Nos faróis, lanternas e outras partes do carro, como o vidro traseiro e o bocal de abastecimento, encontram-se os “Easter Eggs”, grafismos com referências históricas e funcionais do veículo.
A carroceria em dois tons – com teto, colunas, para-choques e molduras laterais em preto – realça a elegante funcionalidade do SUV. Sua paleta exclusiva tem nove opções de cores: Laranja Delhi, Vermelho Zadar, Marrom Dubai, Branco Ártico, Prata Orvalho, Cinza Torres, Azul Malacara, Azul Lyse e Preto Astúrias.
O interior traz requinte, com acabamento em dois tons, preto e marrom, e materiais de textura diferenciada. As áreas funcionais são destacadas por formas geométricas e verticais pronunciadas em relação ao painel. Os bancos de formas esculpidas, com excelente ergonomia, são um show à parte. Além de revestimento em couro e camurça na parte superior, de toque aveludado, dispõem de aquecimento. As bolsas com zíper atrás dos bancos dianteiros e o porta-objetos sob o banco traseiro são alguns exemplos.
O porta-malas com 580 litros, ou 1.472 litros com o banco traseiro rebatido (padrão VDA), oferece grande versatilidade. O seu sistema de gerenciamento de carga permite montar uma prateleira completa ou parcial, uma divisória e até uma mesa. Conta ainda com alças e ganchos para fixação de objetos e equipamentos.
O acesso ao porta-malas pelo vidro traseiro, com abertura independente, facilita o manuseio de bagagens. A tampa do porta-malas traz um inédito sistema de iluminação externa, muito útil para atividades à noite ao ar livre, e alças que servem para segurar uma mochila ou tenda. Nas tomadas de 110 V e 12 V, é possível conectar equipamentos como câmeras, drones ou cooler. O assoalho emborrachado de polipropileno, com textura exclusiva, além de ótimo acabamento tem fácil limpeza depois das trilhas ou passeios com pets.
O veículo oferece uma experiência conectada completa, por meio do modem embarcado e do aplicativo FordPass. Com acesso remoto pelo celular, o usuário pode travar e destravar portas, dar partida e ligar o ar-condicionado, checar o odômetro, a autonomia e a pressão dos pneus, receber alertas de acionamento do alarme e de funcionamento do veículo e saber a sua localização.
O Bronco Sport vem também com quatro portas USB, incluindo duas do tipo C, e carregador de celular por indução. A central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas tem comando de voz para telefone, ar-condicionado, áudio, navegação, Apple CarPlay e Android Auto. O sistema premium de áudio da Bang & Olufsen, com 1.000 W de potência, dez alto-falantes e subwoofer, proporciona uma experiência de som envolvente.
Suas tecnologias semiautônomas incluem: assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, sistema de alerta e centralização na faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, câmera traseira de visão 180° e reconhecimento de placas de velocidade.
O novo SUV dispõe também de um sistema de alerta de fadiga que monitora o comportamento do motorista por meio de sensores e recomenda uma parada para descanso ao detectar sinais de desatenção.
O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), entidade independente dos Estados Unidos que mede o nível de proteção dos veículos, deu nota máxima de segurança ao Bronco Sport, que foi reconhecido ainda com o prêmio Top Safety Pick + por ter apresentado o melhor resultado da categoria. A avaliação, feita em abril, incluiu seis diferentes testes de impacto e o desempenho dos sistemas de prevenção de colisão e faróis.
Por: Evandro Magnusson Filho / AUTO TESTE