Nova Fiat Toro estreia motor turbo flex de 185 cv
Além do renovado interior com várias melhorias e ganho tecnológico, uma das novidades mais notáveis da nova Fiat Toro encontra-se debaixo do capô: a picape estreia o motor de quatro cilindros 1.3 turbo flex com injeção direta mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil.
O inédito propulsor Turbo 270 gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm abastecido com etanol. Quando o combustível é gasolina, sua potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.
Atendendo a requisitos globais de mercado e produzido no Polo Automotivo de Betim (MG), o motor Turbo 270 é resultado da grande evolução no downsizing em propulsores, com menor cilindrada e elevados desempenho e potência.
O motor é equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis, já presente em outros propulsores de excelente performance. O sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.
O MultiAir III também dispõe do controle das válvulas ainda mais flexível. O novo perfil de came com pré-levantamento permite a abertura das válvulas de aspiração durante a fase de escapamento, visando à realização do EGR interno, com redução dos óxidos de nitrogênio e aumento da eficiência do motor na carga parcial. Além disso, o perfil de levantamento da válvula de admissão do MultiAir III é mais extenso e possibilita gerenciar a taxa de compressão efetiva do motor, mantendo a tendência à detonação sob controle (independente do combustível utilizado). Isso ocorre com o controle do atraso do fechamento da válvula de aspiração, o que reduz a pressão e a temperatura na câmera de combustão, controlando a detonação sem comprometer o avanço de ignição. Assim, como resultado, consegue-se mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando se deseja desempenho do veículo.
O motor Turbo 270 também conta com um sistema avançado de sobrealimentação. O turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão leva a uma resposta mais rápida do propulsor. O coletor de escapamento integrado reduz o turbo lag e o tempo de aquecimento do motor e do catalisador, favorecendo o tempo de resposta e um menor consumo de combustível junto com uma rápida resposta ao controle de emissões. Com válvula wastegate eletrônica, os propulsores trabalham ainda com um controle refinado da sobrealimentação, garantindo mais confiabilidade e uma dirigibilidade aprimorada.
Junto ao novo motor Turbo 270, a nova Fiat Toro chega equipada com diversos recursos que colocam a picape em condição ainda mais vantajosa para a condução fora de estrada: novo E-Locker com TC+, novo sistema ESC Off (4×4 Low), ABS Off Road, AEB – Frenagem Autônoma de Emergência (Autonomous Emergency Braking), AHB – Comutação Automática do Farol (Auto High Beam), LDW – Aviso de Saída de Faixa (Lane Departure Warning), Faróis Full LED, Cluster Full Digital 7’’ e Neutral Function.
Opções de powertrain
Para atender a todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer dos consumidores, além do inédito motor Turbo 270 (nas configurações Endurance, Freedom e Volcano), a nova Fiat Toro oferece o motor 2.0 16V turbo diesel (MultiJet II) de 170 cavalos, combinado ao sofisticado e eficiente câmbio automático de última geração de 9 marchas nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, sempre com tração 4×4 e capacidade de carga de carga total de uma tonelada.
A picape dispõe também do propulsor flexível EtorQ Evo 1.8 16V na versão de entrada, com 139 cv de potência. Ambos os conjuntos estão atrelados ao câmbio automático de 6 velocidades e à tração 4×2.
Suspensão sofisticada
A evolução pela qual passou a Nova Fiat Toro proporcionou ao consumidor ainda mais prazer ao dirigir. Boa parte desta sensação vem da suspensão, que foi adequada ao novo motor turbo flex.
Solução inteligente e funcional entre as picapes, a dianteira traz o consagrado sistema McPherson e a traseira é uma sofisticada Multilink. Os sistemas são fixados na carroceria por apoios de elementos elásticos especiais, que garantem total isolamento e silêncio para os ocupantes, mesmo em pisos esburacados.
Além disso, esta suspensão independente e resistente garante melhor dirigibilidade, estabilidade e agilidade em qualquer tipo de terreno ou desvio de trajetória, mesmo carregando uma tonelada de carga.
A Nova Fiat Toro é construída sobre a plataforma global Small-Wide. Modular e flexível, ela forma uma reforçada estrutura monobloco, utilizando mais de 85% de materiais nobres, como o aço de alta resistência avançado. E apresenta elevada rigidez torcional e durabilidade, além de excelente capacidade de absorver impactos em caso de acidentes, graças às linhas de deformação programadas e aos aços nobres utilizados.
Versões
ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 – R$ 114.590
ENDURANCE TURBO 270 FLEX AT6– R$ 119.590
ENDURANCE TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 152.990
FREEDOM TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 131.890
FREEDOM TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 164.390
VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 144.990
VOLCANO TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 177.690
RANCH TURBO DIESEL AT9 4×4– R$ 185.490
ULTRA TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 187.490
Por: Evandro Magnusson Filho / AUTO TESTE