Procon-SP disponibiliza espaço específico para reclamações sobre a Black Friday
O Procon-SP criou um espaço em seu site para que os consumidores possam efetuar reclamações caso encontrem irregularidades na Black Friday, evento de descontos que acontece nesta sexta-feira (27). A reclamação registrada no botão Black Friday será enviada imediatamente para o fornecedor, que terá até dez dias para dar uma solução ao consumidor.
No espaço, que fica acessível na página inicial do site, é possível informar problemas específicos do evento, como site intermitente ou congestionado, maquiagem de desconto, mudança de preço ao finalizar a compra, pagamento com boleto bancário indisponível, desconto ao mudar a compra e pedido cancelado após a finalização da compra, além dos casos de não entrega, demora na entrega e produto ou serviço entregue com defeito.
“A defesa do consumidor terá prioridade total. Tome cuidado, siga nossas dicas e denuncie. Estamos atentos e as empresas que tentarem transformar essa data promocional em uma dor de cabeça para o consumidor serão punidas exemplarmente”, disse Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
Redes sociais
Mesmo que o consumidor não tenha interesse em comprar o produto, porém desejar fazer uma denúncia contra alguma empresa, ele poderá acionar as redes sociais do Procon-SP: @proconsp (facebook e instagram) e @proconspoficial (twitter).
É importante que, ao fazer denúncias e reclamações, o cliente indique o endereço da loja e apresente os prints das telas demonstrando o que ocorreu de errado com a compra.
Dicas
Algumas recomendações para os consumidores são: verificar o preço que está sendo praticado no mercado, procurar em mais de um estabelecimento, utilizar aplicativos ou sites de comparação, pesquisar mais informações sobre o produto, além de observar o prazo de entrega e buscar informações sobre a política de troca da empresa vendedora.
Foto: Reprodução/Procon-SP