Cine CPFL apresenta filmes sobre “conflitos vistos pelo cinema atual”
Em novembro, a programação do Cine CPFL, apresentada pelo Instituto CPFL por meio da Mostra Cinema e Reflexão, reúne filmes com o tema “conflitos vistos pelo cinema atual”. Os longas serão disponibilizados entre os dias 2 e 30 deste mês, na plataforma brasileira Looke, com acesso gratuito para todo o território brasileiro.
Com curadoria assinada por Francisco Cesar Filho e Lucas Reitano, a programação inclui “A Memória que me Contam”, da brasileira Lúcia Murat e vencedor do prêmio da crítica internacional no Festival de Moscou; “Francofonia – Louvre Sob Ocupação”, do cineasta russo Aleksandr Sokurov, premiado no Festival de Veneza; “Degradé”, assinado pelos diretores gêmeos palestinos Arab Nasser e Tarzan Nasser, selecionado para o Festival de Cannes; e “Lua de Júpiter”, do húngaro Kornél Mundrucz, também exibido em Cannes.
Conheça mais detalhes dos filmes:
“A Memória que me Contam” (Brasil, 2012, 95 min, 16 anos). O enredo focaliza uma ex-guerrilheira, que é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar brasileira (1964 – 1985). Com a iminente de sua norte, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Para o crítico Pablo Villaça, o filme “é uma pequena obra-prima que toca não só por seus méritos artísticos, mas também políticos.”
“Francofonia – Louvre Sob Ocupação” ( França/Alemanha/Holanda, 2015, 88 min, 10 anos). Se passa em 1940, na cidade de Paris. Lá, o diretor do Museu do Louvre e um general da ocupação nazista trabalham juntos – inicialmente como inimigos, mas posteriormente como colaboradores. Juntos, eles formaram uma aliança para assegurar a preservação de tesouros do museu.
“Degradé” (Palestina/França/Qatar, 2015, 85 min, 16 anos). Se passa em um lotado salão de beleza. Estão ali reunidos uma divorciada amarga, uma mulher religiosa, uma lunática viciada em drogas de prescrição, uma jovem noiva, entre outras. Mas o dia de lazer é interrompido quando tiros surgem do outro lado da rua. A família do submundo do crime roubou o leão do zoológico de Gaza e um deles decidiu que é hora de acertar velhas contas.
“Lua de Júpiter” (Hungria/Alemanha/França, 2017, 129 min, 14 anos). Tem como personagem principal um jovem imigrante sírio que é baleado ao tentar cruzar ilegalmente a fronteira com a Hungria. Depois do choque provocado pelo acidente, ele descobre que adquiriu o poder de levitar e, agora preso em um campo de refugiados, precisa contar com a ajuda do Dr. Stern – que tem interesses muito específicos em sua habilidade sobrenatural.
Serviço
Cine CPFL de novembro – “Conflitos vistos pelo cinema atual”
Quando: 2 a 30 de novembro
Onde: Plataforma Looke – acesso gratuito e online
Foto: Divulgação
One thought on “Cine CPFL apresenta filmes sobre “conflitos vistos pelo cinema atual””
Oi, tudo bem ? este site é muito bom mesmo… sempre
que puder voltarei aqui para acompanhar suas publicações.
muito bom ! abraços de toda a equipe do
http://www.fatosefatos.com