Fiat Strada Adventure
A versão Strada Adventure é oferecida apenas com cabine dupla, e traz elementos que reforçam o estilo fora de estrada, como os pneus de uso misto e estribos laterais antiderrapantes.
Um equipamento interessante é o sistema Locker, que transfere o torque para a roda que está em contato com o solo. O equipamento que é opcional e custa R$ 4.400. Útil em trechos de terra e lama, onde uma das rodas perdem a tração.
A picape derivada inicialmente do hatch Fiat Palio está em produção desde 1998. A versão da Strada avaliada por Auto Teste é a top, a Adventure, que custa a partir de R$ 79.990. Tem moldura nas caixas de roda e na lateral, além da grade frontal com acabamento de plástico cromado, faróis com máscara negra, maçanetas externas na cor do veículo e rodas em liga aro 16, com pneus 205/60.
O veículo tem espaço suficiente para 4 lugares, com 2753 mm de entre-eixos e 1740 mm de largura. A capacidade da caçamba é de 680 litros. Equipada com o motor E.torQ 1.8 de 4 cilindros que desenvolve 132 cavalos e 18,9 kgfm de torque, chega a atingir 179 km/h e ir de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, de acordo com dados do fabricante, acoplado a um câmbio manual de 5 velocidades.
O consumo de combustível da versão Adventure com etanol é de 6,7 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada, com gasolina passa para 9,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, segundo dados da montadora.
O modelo conta com airbags frontais, freios com ABS, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, amortecedores hidráulicos e pressurizados a gás, brake light, controle eletrônico da aceleração e sensor de estacionamento traseiro. Entre os itens de série estão: ar-condicionado, central multimídia, computador de bordo, volante multifuncional, direção hidráulica, retrovisores externos elétricos, câmera de ré, vidros elétricos com one touch e antiesmagamento, capota marítima e ganchos para amarração de carga na caçamba.
Nos próximos meses deve ser lançada uma nova geração da picape da Fiat, com novo design que remete a picape maior Toro, e novos itens de segurança como o controle de tração e estabilidade.
Texto/Fotos: Evandro Magnusson Filho/Auto Teste